3.847 campinenses já estão imunizados contra a gripe H1N1
A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde do município
16/05/2018 Saúde

Ocorreu neste sábado (12), o dia “D” de Vacinação contra a Influenza. Esta é 20ª Campanha Nacional de Vacinação e a imunização está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de Campina Grande do Sul, das 8 às 17 horas. A campanha foi iniciada no dia 23 de abril e irá até 1º de junho.

Segundo dados divulgados pela secretaria municipal de saúde, a meta no município é de 8.538 pessoas vacinadas. Até o momento foram 3.847 vacinações feitas, o que demonstra que 46% da meta foi atingida. A imunização contra a Influenza é trivalente e protege contra três vírus (H1N1, H3N2 e vírus influenza B).

O prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti, comentou sobre os resultados obtidos até o momento e afirmou que as ações continuarão para que a meta seja alcançada. “Continuaremos empenhados em aumentar o número de pessoas vacinadas no município”, colocou.

Os campinenses que ainda não tomaram a vacina devem se dirigir à Unidade de Saúde mais próxima, portando o cartão de vacinação e o documento de identidade. O grupo considerado prioritário, definido pelo Ministério da Saúde é: pessoas com idade superior a 60 anos, crianças de 6 meses a 4 anos, gestantes, puérperas (mulheres que acabaram de dar à luz), trabalhadores da área da saúde, professores, portadores de doenças crônicas, adolescentes e jovens em medida socioeducativa de 12 a 21 anos, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e indígenas.

Casos de contraindicação da vacina: indivíduos com histórico de reação alérgica grave às proteínas de ovo ou produtos provenientes do ovo, às proteínas de galinha, a qualquer componente da vacina. Crianças menores de 6 meses de idade.

Registro de vacinações feitas até o momento:

·         874 crianças de até 5 anos vacinadas;

·         225 trabalhadores da saúde vacinados;

·         218 gestantes vacinadas;

·         65 puérperas vacinadas;

·         2465 idosos vacinados;

·         161 professores vacinados.

Giancarlo Andreso

Fotos: Giancarlo Andreso