Conselheiros Tutelares realizam ação de prevenção à violência sexual contra menores
As ações ocorreram para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes
18/05/2018 Social Social

Os membros do Conselho Tutelar de Campina Grande do Sul realizaram, nesta quarta e quinta-feira, dias 15 e 16, a distribuição dos panfletos de prevenção contra a violência sexual. A iniciativa foi para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, dia 18 de maio.

No dia 16 a panfletagem ocorreu na Rodovia do Caquí, já no dia 17 na rotatória principal do bairro Jardim Paulista. Os conselheiros e colaboradores distribuíram os materiais e conversaram com os cidadãos sobre abuso sexual infantil, exploração sexual infantil, modos de realizar denúncia e o acolhimento de crianças que foram vítimas destes tipos de violência.

Segundo dados da secretaria de direitos humanos, o número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no país é exorbitante, por isso foi criada esta data, que tem por objetivo ajudar no combate deste mal que destrói a vida de milhares de jovens.

Airton de Oliveira, presidente do Conselho Tutelar de Campina Grande do Sul, afirma que a iniciativa poderá conscientizar a população campinense. “Os panfletos são bem completos e dão dicas claras de como se deve proceder em casos de violência”, disse.

O prefeito Bihl Zanetti acrescentou sobre a importância da denúncia em casos de suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência ou exploração. “Devemos combater situações de abuso, para isso é essencial acionarmos as autoridades se tivermos conhecimento de atitudes que fujam da normalidade”, finalizou.

Para finalizar as ações da semana, na sexta-feira (18), foi realizada a palestra “Combate ao Abuso e a Exploração Sexual das Crianças e Adolescentes”, com a advogada Maria Leolina Couto Cunha, no Teatro Municipal José Carlos Zanlorenzi. Esta foi uma realização da Prefeitura, por meio da secretaria de desenvolvimento social e família, em parceria com o Conselho Tutelar do município. O encontro contou com a participação dos alunos de pedagogia da Faculdade de Campina Grande do Sul (Facsul), da rede de proteção e dos conselhos tutelares de Colombo, Tunas do Paraná e Quatro Barras.

Os telefones de contato para os que precisem de auxílios relacionados a este tipo de violência poderão entrar em contato pelos telefones:

·         Disque denúncia – 100

·         Conselho Tutelar – 3676-8091