Alunos da Rede Municipal curtem espetáculo “Música do portão pra dentro”
09/08/2018 Cultura

"Elis Regina, Raul Seixas, Elizete Cardoso, Rita Lee, Adoniran Barbosa... Já pensou ter todos esses grandes artistas juntos, como personagens de um grande musical para crianças?". Assim inicia o roteirista do musical, Rhenan Queiroz, seu release sobre o espetáculo “Música do portão pra dentro - MPB para crianças”.

Mil e setecentos alunos da Rede Municipal de ensino e do Colégio João Maria de Barros de Campina Grande do Sul puderam conferir a realização deste musical ao vivo no Teatro Municipal José Carlos Zanlorenzi nos dias 7 e 8 de agosto, que apresentou de forma lúdica as músicas consagradas da MPB, como “Fascinação”, famosa na voz de Elis Regina, “Leãozinho” (Caetano Veloso), “Trem das Onze” (Adoniran Barbosa), entre outras.

A apresentação da premiada “Música do portão pra dentro - MPB para crianças” rendeu muito conhecimento, aplausos e risos dos alunos, que ficaram encantados e envolvidos durante toda a peça. A Secretária de Cultura, Nelise Dalprá Noceti, ressaltou que “o mais interessante de todo o espetáculo foi verificar que muitas crianças não conheciam e nunca ouviram Raul Seixas, Rita Lee, Carmem Miranda e os demais cantores. As músicas de hoje não se comparam com a proposta cultural desta época. Lindo, emocionante e um aprendizado gigante para todos”.

O projeto é realizado pela Unicultura e Trento Edições Culturais, e as apresentações no Município contaram com o apoio da Prefeitura de Campina Grande do Sul, através das Secretarias Municipais de Cultura e da Educação. O espetáculo é um projeto cultural aprovado pelo Profice – Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura com o patrocínio da Copel, Frimesa e Randon.

O musical

O espetáculo “Músicas do Portão para Dentro”propõe uma viagem poética pela música nacional. Seu enredo conta a história da pequena Elis, uma menina muito sonhadora, que tem o desejo de ser tornar uma cantora famosa. Em suas brincadeiras Elis encontra um antigo baú, que pertencia ao finado vovô Raul, e descobre segredos que a levarão a uma mágica e fantástica viagem pela Música Popular Brasileira.

O objetivo do musical é mostrar às crianças que existem outros referenciais musicais que devem ser conhecidos e estudados porque são artistas que marcaram a história da música popular brasileira e tornaram a cultura brasileira conhecidas no mundo todo através de sua arte.

Idealizada pela cantora e atriz Alexandra Scotti a peça conta com roteiro de Rhenan Queiroz, direção de Maurício Vogue, direção musical de Sergio Justen e no elenco os atores Alexandra Scotti, Lilian Marchiori, Tiago Luz, Diegho Kozievitch, Taciane Vieira e os músicos Sergio Justen e Valmir Pegas.

Em 2014, o espetáculo ganhou 3 Prêmios “Gralha Azul”, a principal premiação do teatro paranaense. Foram elas:

Melhor espetáculo infantil

Melhor Direção de Espetáculo para Crianças - para Maurício Vogue

Melhor Atriz Coadjuvante - para Taciane Vieira

Fotos – Confira no nosso Flickr as fotos do evento clicando AQUI.