Campina realiza XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
15/08/2018 Social

Na tarde da última terça-feira (14/08), foi realizada a décima primeira edição da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Campina Grande do Sul. O evento ocorreu na Câmara Municipal e contou com a participação de mais de 300 pessoas.

 

Na cerimônia de abertura, estiveram presentes diversas autoridades: o Prefeito Municipal Bihl Zanetti, representante da Câmara Municipal de Vereadores, Anderson Cardoso, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Família, Eliani Zanetti, Presidente do CMDCA, Franciele Trevisan, Promotor de Justiça da Comarca de Campina Grande do Sul, Octacílio Sacerdote Filho.

 

O prefeito Bihl Zanetti agradeceu a presença dos participantes e falou sobre os investimentos que a Prefeitura tem feito em benefício das crianças e adolescentes. “Estamos trabalhando para gerar novas vagas nos Cmeis com a construção de uma nova unidade no Jardim Paulista, além da reforma e ampliação dos Cmeis Assis Bossardi e Ernesto Zanona.”. Bihl ainda falou sobre o investimento nas atividades de contraturno: “Decidimos ampliar as opções e levar a novas localidades atividades para a nossa juventude campinense”. E complementou: “Somente em 2017 foram destinados mais de um milhão e cem mil Reais ao Fundo para Infância e Adolescência e contamos neste ano com 1500 alunos participando de oficinas nas áreas culturais e 1300 nas escolinhas esportivas, que são financiadas com estes recursos.“. Finalizou dizendo que está feliz, tendo em vista que este investimento está trazendo resultados e hoje o município é reconhecido na área da educação, cultura e esportes.

 

Após a abertura oficial foi proferida uma palestra sobre o tema “Proteção integral, Diversidade e Enfrentamento das violências”, com Uilson José Gonçalves de Araújo e com a formação de grupos que discutiram os cinco eixos da conferência:

- Garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social;

- Prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes;

- Orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes;

- Participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes;

- Espaços de gestão e controle social das políticas públicas de crianças e adolescentes.

 

Os resultados das discussões geraram propostas que foram apresentadas para aprovação na Plenária da Conferência.

 

Durante o evento, foram apresentados os Delegados Titular e Suplente que representarão Campina Grande do Sul na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e Adolescentes. Os conselheiros tutelares Jian Vidigal e Airton de Oliveira foram escolhidos como Delegados Titular e Suplente, respectivamente.

 

Ao final da conferência, foram eleitos os Conselheiros Municipais da Criança e Adolescente de Campina Grande do Sul para a gestão 2018/2020:

 

GOVERNAMENTAIS

 

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Família

Franciele Fernanda Trevisan (Titular)

Vânia Dalprá Newton (Suplente)

 

Secretaria Municipal de Saúde

Marlova Elizabete Silveira (Titular)

Marilda Schwartz (Suplente)

 

Secretaria Municipal de Educação

Patrícia Aparecida Lazarotto (Titular)

Joice Ceccon de Godoy (Suplente)

 

Secretária Executiva do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Denilza Mianes Sacerdote

 

NÃO GOVERNAMENTAIS

 

Instituto Andres Kasper

Julinda de Souza Kasper (Titular)

Samir Ferreira Ribeiro (Suplente)

 

Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Pastoral da Criança

Maria Salete da Rosa Berlanda (Titular)

Krysla Viatalina Domingues Lopes (Suplente)

 

APPF – Esc. Munic. Alessandra C. Assunção

Paola Dayana Armstrong Pisa (Titular)

Ana Maria Faustino Vieira (Suplente)