Guarda Civil Municipal completa 13 anos com grandes resultados
16/08/2019 Segurança

Campina Grande do Sul comemora com orgulho os 13 anos da Guarda Civil Municipal nesta sexta-feira (16/08). Trabalhando diariamente na segurança da população campinense, a GCM tem obtido grandes resultados na ação contra a criminalidade, na prevenção contra crimes e na orientação aos munícipes.

 

"A segurança é uma de nossas prioridades. Estamos fazendo o que está ao nosso alcance para avançar nesta área. Investimos forte e trabalharemos todos os dias para garantir uma Campina Grande do Sul mais segura para o povo campinense", destacou o prefeito Bihl Zanetti.

 

Os números comprovam que o investimento está trazendo resultados.

 

Nesse ano, até o presente, já foram realizados mais de 1700 atendimentos de diversas naturezas, como roubos, furtos, tráfico de drogas, acidentes de trânsito, verificação de pessoas suspeitas, entre outros.  

 

As ações da Guarda Civil Municipal, em conjunto com as forças de segurança do Estado, tem diminuído o número de roubos no município. Segundo os números oficiais, fornecidos pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SESP), demonstram a queda nos índices criminais de roubos no município. Em Campina Grande do Sul, os roubos tiveram mais de 27% de redução e os roubos de veículos mais de 34%, no comparativo com o mesmo período de 2018. 

 

Em 2019, seguindo ações já realizadas nos anos anteriores, a GCM esteve presente nas escolas municipais realizando palestras de educação no trânsito. Os alunos, além de ouvir orientações sobre o tema, receberam aulas demonstrativas sobre segurança no trânsito.

 

 

EFETIVO

 

 

Atualmente o efetivo da GCM é composto por 24 agentes qualificados.

 

Os agentes para investidura no cargo público de guarda civil municipal, precisam passar por formação técnica profissional com duração em média de 600 horas, onde são aplicadas disciplinas de técnicas de armamento e tiro, defesa pessoal, direito penal, cidadania, ética e direitos humanos, técnicas de patrulhamento e abordagem, técnicas de uso de armas menos letais, entre outras, conforme grade curricular da SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública).

 

A diretoria de ensino da GCM também realiza todos os anos o curso de aperfeiçoamento técnico que visa o treinamento contínuo de todos os GCMs.

 

 

 

AVANÇOS

 

 

O prefeito municipal Bihl Zanetti e o secretário municipal de Ordem Pública e Segurança, Jefferson Rosa Cordeiro, tomaram ações buscando a melhoria da segurança pública municipal e melhores condições de trabalho dos GCMs.

 

Foram adquiridos novos veículos, reforçando a frota da GCM que é composta de 6 viaturas (2 Jeep Renegade, 1 Volkswagen Spacefox, 1 Ford Ka, 1 Ford Ranger e 1 Volkswagen Saveiro) e 2 motocicletas.

 

A implantação do Grupamento de Operações Táticas Especiais (GOTE) em 2017 criou uma unidade para atuação na coibição de crimes de maior potencial ofensivo e apoio às demais equipes da Guarda Civil Municipal.

 

Em 2018 foi a vez da criação do setor Inteligência da GCM, o SICEP - Serviço de Inteligência, Contrainteligência, Planejamento e Estatística. O SICEP usa serviço de inteligência e fornece subsídios para as tomadas de decisões com relação à segurança pública no âmbito municipal, atuando contra fatos e situações que possam gerar insegurança para a população de nossa cidade.

 

A GCM recebeu equipamentos de Controle de Distúrbio (capacetes, escudos e caneleiras), Dispositivo Elétrico de Controle (SPARK), diversas tipos de munições menos letais, espuma de pimenta e gás de pimenta. Anteriormente já tinham recebido 27 pistolas calibre 380 e duas espingardas calibre 12.

 

Em 2019, a GCM passou a atuar na fiscalização de trânsito com a criação do DPTRAN.

 

 

ATENDIMENTO

 

 

A Guarda Civil Municipal de Campina Grande do Sul buscou ofertar mais uma forma de contato para o cidadão. A criação do aplicativo “153 Cidadão” permite que o campinense possa entrar em contato com a GCM rapidamente através do seu celular

 

O app é gratuito e está disponível para os sistemas operacionais Android (clique para baixar) e iOS (clique para baixar).

 

A GCM também pode ser acionada através dos seguintes números 153, 3676-8080 e 3679-5740.