Campina Grande do Sul realiza o 1º Seminário Municipal da Pessoa com Deficiência e Distrofia Muscular
27/09/2019 Social

O 1º Seminário Municipal da Pessoa com Deficiência e Distrofia Muscular aconteceu na última terça-feira (24). Realizado na Câmara Municipal de Vereadores, o evento foi promovido com o objetivo de discutir e fortalecer a política de promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência e distrofia muscular.

 

A data do evento não foi escolhida à toa. Setembro é o mês que se comemora a luta pela inclusão da pessoa com deficiência. A Prefeitura de Campina Grande do Sul foi parceira do evento, através das secretarias de Desenvolvimento Social, Família e Cultura, Projetos e Captação de Recursos e Educação.

 

O prefeito Bihl Zanetti participou do evento e falou que a Prefeitura busca sempre avançar nas ações de inclusão social das pessoas com deficiência. Citou exemplos de ações que visam acessibilidade, como a aquisição de uma van para transporte de pessoas com deficiência e cadeirantes que está atendendo a APAE, calçadas e rampas de acesso em todas as obras de pavimentação da gestão e falou que gradativamente a Prefeitura está readequando os prédios públicos, como escolas, ginásios e o teatro municipal.

 

Bihl disse que em sua gestão, os direitos das pessoas com deficiência tem grande importância e terão seus direitos zelados. Em outubro de 2017, a Prefeitura já havia realizado o Encontro Municipal de Distrofia Muscular Duchenne e Becker e oferece a Equoterapia, realizando cerca de 300 sessões por mês aos pacientes portadores de necessidades especiais (física, cognitiva e psicológica).

 

No seminário, Felipe Braga Cortes, diretor do Departamento de Política da Pessoa com Deficiência, entregou para o prefeito Bihl o Plano dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado do Paraná.

 

O evento contou com as palestras ministradas por Ricardo Vilarinho e a neuropediatra Dra. Adriana Banzatto, compartilhando informações sobre os direitos da pessoa com deficiência e distrofia muscular.

 

O vereador Venício Ferreira foi um dos idealizadores do evento. Ele agradeceu os parceiros do evento, APAE, associações Obadin e Aliança Distrofia Brasil (ADB), Claudiane Oliveira, mãe do paratleta Matheus, Patrícia Ferreira e os palestrantes. Venício citou: “Trabalhamos com políticas públicas, pela acessibilidade, inclusão social e pelos direitos das pessoas com deficiência terem a oportunidade de igualdade junto a nossa comunidade”.

 

Próxima etapa

 

Venício disse que em breve haverá novidades para o município em relação aos direitos do PCD. Também citou que o diálogo iniciado no seminário terá continuidade, levando as escolas, faculdades e comunidade em geral  a discussão sobre a inclusão social e a luta dos PCD para obterem seus direitos constitucionais.