Caminhada pela Saúde Mental acontece em Campina Grande do Sul
14/10/2019 Saúde

Na última quinta-feira (10/10), dezenas de pessoas acompanharam a caminhada em apoio ao Dia Mundial da Saúde Mental.

 

A caminhada iniciou no Caps – Centros de Atenção Psicossocial, percorreu as ruas do Jardim Paulista e se encerrou no Teatro Municipal José Carlos Zanlorenzi. O evento tem como objetivo atrair a atenção para o cuidado com a mente e a busca pelo equilíbrio emocional.

 

A Secretária Municipal de Saúde, Andiara Cristina Bandeira Filippin, citou as ações da Prefeitura em relação à saúde mental: “Precisamos celebrar as conquistas que atingimos no cuidado com a saúde mental, como a criação do Caps, a desospitalização, uma equipe de qualidade para atendimentos dos usuários”.

 

O Caps de Campina Grande do Sul está localizado no Jardim Paulista e possui uma equipe voltada ao atendimento dedicado aos usuários, realizando atendimentos com psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros e terapia ocupacional. São centenas de atendimentos mensais e conta com o importante trabalho de reinserção social dos usuários realizado pelo Caps.

 

Procurar auxílio é o primeiro ato para o tratamento da saúde mental e segundo Andiara, a Prefeitura está de braços abertos para ajudar: “A saúde física é importante, mas não podemos nos esquecer da saúde mental. Existem desafios e pra enfrentá-los, o primeiro passo é procurar ajuda indo ao Caps ou até uma unidade de saúde. A Secretaria de Saúde não vai poupar esforços para auxiliar e apoiar quem nos procurar”, declarou a secretária que agradeceu ao Caps pelo trabalho e dedicação.

 

O evento contou com o apoio da Guarda Civil Municipal e Departamento Municipal de Trânsito (Dptran).