Campina Grande do Sul realiza ações da campanha Outubro Rosa
11/11/2019 Saúde

Outubro é marcado como o mês de combate ao câncer de mama, sendo conhecido como Outubro Rosa. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se o diagnóstico de aproximadamente 59.700 novos casos de câncer de mama no último ano, em 2018. As regiões Sul e Sudeste são as regiões que apresentam as maiores taxas de mortalidade, segundo a ONG Femama. Ainda segundo o Inca, é possível reduzir em 28% o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama a partir da adoção de alguns hábitos.

 

Com o ideal de informar e prevenir, a Prefeitura de Campina Grande do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou durante o mês de outubro diversas atividades relacionadas ao Outubro Rosa, como palestras, consultas médicas, orientação e coleta de material na unidade.

 

A Secretaria de Saúde realizou atendimento nos sábados na Unidade de Saúde Conceição Maria de Andrade, no Jardim Paulista (12/10) e nas unidades de saúde da área rural (19/10). Foram realizadas orientações sobre o autoexame, câncer de mama e colo, coleta de exame preventivo e solicitação de mamografias.

 

No dia 14/10, segunda-feira, as atividades foram realizadas na Unidade de Saúde Manoel Alves Kustel, no Araçatuba. A equipe da unidade também preparou um ambiente com vasos de areia onde cada mulher que coletasse o preventivo colocaria uma flor.

 

A Unidade de Saúde Henrique Ferreira, no Jardim Ceccon, envolveu a comunidade escolar do Colégio Estadual Timbú Velho, apresentando a palestra da psicóloga Pamela sobre autoestima da mulher e dinâmica de dança com o professor Dodô, realizadas no dia 18/10.

 

As atividades percorreram outras regiões com exames preventivos, palestra sobre autoexame, câncer de mama e colo, coffee break para pacientes e sorteios de brindes, passando pela Unidade de Saúde Adelque Bossardi, no Jardim Flórida (17/10), Unidade de Saúde João Hamilton Belo, no Jardim Santa Rosa (19/10) e Unidade de Saúde Jacira Paulino Balbino Ferreira, no Paiol de Baixo (22/10).

 

E no dia 23/10, foi realizada a tradicional Caminhada do Outubro Rosa. Com a participação de dezenas de pessoas, a caminhada iniciou na Unidade de Saúde Adelque Bossardi, no Jardim Flórida, percorreu as ruas da região e concluiu na Praça CEU, aonde ocorreram diversas atividades voltadas para saúde da mulher, dança e teatro.

 

Segundo Andiara Filippin, secretária municipal de Saúde, “as mulheres precisam estar atentas ao seu corpo e ao sinal de qualquer tipo de alteração”. Ela falou da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. “As chances de cura são maiores diante do diagnóstico precoce da doença, por isso realizamos diversas atividades com o objetivo de chamar a atenção de todos para a importância do tema”, completou Andiara.