Em ação preventiva, Campina Grande do Sul adota conjunto de medidas contra Coronavírus
Antes de comparecerem às Unidades de Saúde, em caso de suspeita, cidadãos deverão contatar a Vigilância em Saúde via telefone ou Whatsapp
16/03/2020 Saúde

A Prefeitura de Campina Grande do Sul emitiu, nesta na manhã desta segunda-feira (16), uma Nota Pública assinada pelo prefeito Bihl Zanetti, informando que irá editar um Decreto Municipal a fim de orientar a população, bem como definir regras para o controle e enfrentamento do Coronavírus (COVID-19). A nota trata ainda da flexibilização de normas previstas em Leis Municipais, caso sejam necessárias medidas mais drásticas.

Durante reunião entre o prefeito e secretários municipais, a fim de não gerar sobrecarga no atendimento das Unidas Básicas de Saúde (UBS) e evitar possibilidade de transmissão do vírus, ficou estabelecido que em caso de qualquer dúvida ou suspeita, os cidadãos deverão antes de mais nada e de forma prioritária entrar em contato com a Vigilância em Saúde do município (VISA).

Para tanto, dois canais estão abertos para a finalidade. O telefone fixo, sob o número: 3676-8160 e Whatsapp: 99122-8142.

A aquisição de materiais de primeira necessidade como álcool gel, álcool 70%, máscaras e luvas para atuação incisiva diante dos grupos de risco – crianças e idosos, a organização de equipes itinerantes para atuação em escolas e centros municipais de educação infantil (Cmeis) - com o objetivo de orientar a higiene de forma adequada às crianças, educadores e professores - e higienização especial nos veículos de transporte escolar são algumas das ações imediatas já em curso.

A empresa concessionária do transporte público coletivo no município também foi notificada por meio de ofício da Prefeitura para que adote medidas no sentido de promover a devida higienização em seus veículos e a máxima ventilação dos mesmos enquanto circulam.

Estabelecimentos comerciais, indústrias, igrejas e demais ambientes que possuam frequência coletiva também deverão intensificar procedimentos de higiene, bem como reforçar ao seu público interno e externo a necessidade de incorporação deste hábito em sua rotina.

A Nota Pública informa, por fim, que apesar de não haver até o presente momento nenhum caso confirmado de Coronavírus em Campina Grande do Sul, é iminente a necessidade de prevenção individual com a etiqueta respiratória, cobrindo a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir e espirrar, além do isolamento domiciliar, evitando passeios e saídas desnecessárias.

Em alerta, num esforço conjunto, a Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Saúde estão prontas para contribuir com a proteção dos cidadãos campinenses.