Campina Grande do Sul adere a recomendações do estado e reitera suspensão de aulas em escolas públicas e privadas por meio de Decreto Municipal, à partir de segunda-feira
Sexta-feira será o último dia de aula também nos CMEIs. Medida segue por tempo indeterminado
17/03/2020 Saúde

Após a recomendação do governo do estado, que por intermédio de pronunciamento oficial do governador Carlos Massa Ratinho Junior, a Prefeitura de Campina Grande do Sul publicou o Decreto Municipal nº 1265/2020, anunciando as próprias medidas para conter a disseminação do Coronavírus em todo o Paraná,

A principal delas está na suspensão das aulas a partir de segunda-feira (23) – sendo o último dia letivo na sexta (20). O período de cancelamento das atividades é indeterminado. A decisão inclui não apenas os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas públicas, mas também toda a rede privada de ensino.

A medida também prevê que as atividades públicas esportivas e as voltadas aos idosos também sejam interrompidas temporariamente. Toda ação ou manifestação cultural também será suspensa.

Ainda na segunda-feira (16) uma Nota Pública assinada pelo prefeito Bihl Zanetti, informou que a Prefeitura publicaria um Decreto Municipal a fim de orientar a população, bem como definir regras para o controle e enfrentamento do Coronavírus.

A aquisição de materiais de primeira necessidade como álcool gel, álcool 70%, máscaras e luvas para profilaxia  - conjunto de medidas utilizadas com a finalidade de impedir ou diminuir o risco de contágio de um vírus, como é o caso – também foi objeto de providência imediata da Prefeitura.

A empresa concessionária do transporte público coletivo no município também foi notificada por meio de ofício da Prefeitura para que adote medidas no sentido de promover a devida higienização em seus veículos e a máxima ventilação dos mesmos enquanto circulam.

Estabelecimentos comerciais, indústrias, igrejas e demais ambientes que possuam frequência coletiva também estão sendo orientados a reforçar procedimentos de higiene, bem como reiterar ao seu público interno e externo a necessidade de incorporação deste hábito em sua rotina.

Apesar de não haver até o presente momento nenhum caso confirmado de Coronavírus em Campina Grande do Sul, é iminente a necessidade de prevenção individual com a etiqueta respiratória, cobrindo a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir e espirrar, além do isolamento domiciliar, evitando passeios e saídas desnecessárias.

Em alerta, num esforço conjunto a Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Secretaria Municipal de Saúde estão prontas para contribuir com a proteção dos cidadãos campinenses.

SERVIÇO – Em caso de suspeita de contágio com o Coronavírus, a Prefeitura disponibilizou aos munícipes dois canais exclusivos de atendimento. O telefone fixo, sob o número: 3676-8160 e Whatsapp: 99122-8142.