Fabiana Zanetti abre 10ª edição do “Mulheres Paranaenses”, evento promovido pelo Unibrasil
Em seu discurso, a primeira-dama de Campina Grande do Sul destacou o valor do trabalho feminino
18/03/2020 Social
Na noite da última quinta-feira (12), a primeira-dama e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Família e Cultura, Fabiana Zanetti, proferiu a saudação inicial do Projeto Mulheres Paranaenses. Em sua 10ª edição, o encontro teve como tema a valorização e reconhecimento dos trabalhos realizados por mulheres em prol da infância e juventude.


Diante de uma plateia formada por aproximadamente trezentas pessoas, a maioria acadêmicos dos cursos de graduação da instituição, ao abrir o evento, Fabiana Zanetti provocou por meio de seu discurso uma forte reflexão sobre o papel da mulher contemporânea no mercado de trabalho. “Com o passar do tempo, as mulheres só foram agregando novas atribuições sem abrir mão de atividades tipicamente já praticadas por elas”, avaliou a primeira-dama de Campina Grande do Sul. 
 

O evento, realizado no Auditório Cordeiro Clève, nas dependências do Unibrasil, homenageou 11 mulheres que se destacam nos mais diversos setores, como empresárias, professoras, ativistas; mulheres reconhecidas pelo trabalho, talento, competência e papel relevante e indispensável no estado do Paraná, em seus melhores valores e aspirações.


Na sequência da solenidade, foram entregues os troféus para as homenageadas. 


HOMENAGEADAS -  As mulheres homenageadas deste ano foram: Mulher Paranaense 2020, Betina Grupenmacher; Comunidade Acadêmica, Rejane Ghilardi; Politécnica, Syonara Thomé; Educação, Zita Lago; Ciências Sociais Aplicadas, Lucélia Lecheta; Ciências da Saúde, Maria Celestina Grazziotin; e amiga UniBrasil, Adriane Cristina dos Santos. O evento também contou com a presença das homenageadas internas da casa que foram, professora Graciela Sanjutá Soares Faria, a funcionária Françoise Castilhos e as acadêmicas Lucimara Costa de Oliveira (aluna do curso de Pedagogia) e Rachel Ribeiro (aluna do curso de Psicologia).


PARTICIPAÇÕES - Na cerimônia, estiveram presentes representantes da equipe diretiva do UniBrasil, como a professora Lilian Pereira Ferrari (Reitora), Marcia Coelho (Diretora Acadêmica de Ensino Presencial),  Liya Mikami (Diretora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Assuntos Comunitários), Silmara Marchioretto (Diretora Executiva), Wanda Camargo (idealizadora do evento e Assessora da Presidência), Ana Roseli Pedroso (Assistente Social),  Rubens Vieira (Diretor do VEZ – Instituto UniBrasil para o desenvolvimento da Ciência e Cultura), além de professores e coordenadores; as mulheres Soroptimistas de Curitiba; alunos e autoridades, entre eles, a Procuradora da República, Marcela Moraes Peixoto.

  
PALESTRA - A palestra da noite foi proferida por uma das intelectuais e professoras mais respeitadas nesta área: Rosa Maria Marini Mariotto. Ela é Psicóloga, Psicanalista, Doutora em Psicologia Escolar e do desenvolvimento pela Universidade de São Paulo – USP, pesquisadora da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Professora aposentada da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. É autora consagrada: “Cuidar educar e prevenir: as funções da creche na subjetivação de bebês”, “Como a gente vira gente”, e coautora de diversos outros livros.