07/03/2024   PMCGS

Campina Grande do Sul celebra o Dia Internacional da Mulher com diversas atividades

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março, é uma data que simboliza a luta histórica das mulheres por direitos e reconhecimento. Em Campina Grande do Sul, a Prefeitura preparou uma série de atividades para homenagear e valorizar as mulheres do município, nas áreas de saúde, ação social, esporte e educação.

O prefeito Bihl Zanetti, em sua fala, parabenizou todas as mulheres pelo seu dia e destacou o papel fundamental que elas desempenham na sociedade. “As mulheres são a força e a inspiração de Campina Grande do Sul. Elas são mães, esposas, filhas, irmãs, amigas, profissionais, líderes, guerreiras. Elas merecem todo o nosso respeito, admiração e gratidão. A Prefeitura está trabalhando para oferecer a elas mais qualidade de vida, oportunidades e dignidade. Neste dia tão especial, quero agradecer a todas as mulheres que fazem parte da nossa história e da nossa cidade”, disse o prefeito.

Confira as atividades realizadas e programadas:

Na área da saúde, a Secretaria de Saúde oferecerá atendimento especial no mês da mulher, com horário estendido nas unidades de saúde, para a coleta de preventivo, solicitação de mamografia e atualização da carteira de vacina das mulheres. O horário de atendimento voltado exclusivamente as mulheres será da 17:00 às 20:00, conforme o cronograma abaixo:

08/03 - UBS: Adelque Bossardi (Jd. Flórida), Conceição Maria de Andrade (Jd. Paulista), Jacira Paulina Balbino Ferreira (Paiol de Baixo) e Dacyr Siqueira Trevisan (Sede)

15/03 - UBS: João Hamilton Belo (Jd. Santa Rosa), Henrique Ferreira (Timbú), Pedro Casemiro Rodrigues (Barragem)

22/03 - UBS: Manoel Alves Kustel (Araçatuba), Zacarias Sant'Ana do Nascimento (Ribeirão Grande) e Profª Elvira Tavares de Sant'Anna de Camargo (Jaguatirica)

Na área de ação social, a Secretaria de Ação Social, Família e Cultura realizará, por meio do Cras, dinâmicas de valorização da imagem da mulher perante a sociedade no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Ainda estão programadas ações como rodas de conversa e um piquenique no parque. Já o Creas, irá realizar ações preventivas, que serão divulgadas em breve nas redes sociais da Prefeitura.

Na área de educação, a Secretaria de Educação informa que as escolas e cmeis estão desenvolvendo diversas atividades com os alunos sobre o tema do Dia da Mulher. Um exemplo é a Escola Municipal Anna Ferreira da Costa, onde as professoras falaram sobre as mulheres no mundo, das diferentes mulheres que fizeram história, como Malala, e ressaltaram a importância da mulher na sociedade e no nosso dia a dia.
Já na Escola Municipal Marcos Nicolau Strapassoni, foram realizadas conversas em sala de aula sobre a mulher e sua importância. Foram apresentados vídeos e músicas, mostrando mulheres de várias etnias, suas diferenças e semelhanças, sua contribuição dentro das profissões.
Na área rural, a Escola Municipal João Assunção levou aos alunos a história do surgimento do dia das mulheres por meio de vídeos, realizando uma roda de conversa sobre as mulheres que se destacaram no nosso município e finalizou com os alunos fazendo um cartão para dar para a mulher que se destaca em sua vida.

Na área de esporte, o destaque é a fase municipal do Campeonato Paranaense de Futebol 7 feminino, campeonato que reune 65 atletas de cinco equipes do município. A competição teve início no último final de semana (dias 02 e 03 de março) e terá sua final no dia 16/03, no Centro Esportivo Ricieri Bernardi, no Jardim Paulista. Os jogos serão transmitidos ao vivo no Youtube pelo canal da Federação Paranaense de Futebol 7 (https://youtube.com/@fprf7), organizadora do evento, em parceria com a Prefeitura.

As cinco equipes participantes do campeonato são: Graças Boliche, Strike Campina Grande do Sul, Braguense Esporte Clube, Saidera Pink e Engenho Feminino. Confira os resultados:

- Rodada 1: Graças Boliche 14 x 0 Strike Campina Grande do Sul e Braguense Esporte Clube 1 x 2 Saidera Pink;
- Rodada 2: Braguense Esporte Clube 0 x 4 Engenho Feminino e Saidera Pink 2 x 0 Strike Campina Grande do Sul.

Próximas rodadas:

- 09/03: Graças Boliche x Engenho Feminino (às 14h) e Braguense x Strike Campina (15h10);
- 10/03: Strike Campina x Engenho Feminino (9h), Saidera x Graças Boliche (10h10), Saidera Pink x Engenho Feminino (14h) e Graças Boliche x Braguense (15h10).

Não deixe de prestigiar as próximas partidas, nos dias 09 e 10 de março. A grande final será no dia 16/03, a partir das 14 horas.