08/12/2023   Educação

Prefeita em exercício participa de entrega de mudas de árvores e conhece projeto de preservação ambiental de alunos de escola na área rural

A prefeita em exercício Belenice Koffke Buff Rotini entregou, na quarta-feira (06/12), algumas mudas de árvores para os alunos da Escola Municipal Santa Letícia, localizada na área rural de Campina Grande do Sul. A escola e sua equipe realizaram um projeto intitulado “Cuidados e preservação do ecossistema e biodiversidade”, com o objetivo de orientar e conscientizar os alunos a respeitar o meio ambiente onde estão inseridos e a conservação das espécies da fauna e flora da localidade.

A prefeita visitou a escola e acompanhou de perto o projeto que envolveu os 150 alunos do 1º ao 5º ano. A ação visa refletir sobre quais as atitudes que podem diminuir o impacto ambiental, como a reciclagem, a coleta de lixo e o descarte correto. Além de pensar em como sensibilizar às pessoas a proteger as matas das queimadas, cuidar das nascentes, dos animais da caça predatória e o impacto da poluição no planeta.

Da casa para a escola

O projeto aproximou a comunidade e familiares junto aos estudantes nas diversas atividades. E como resultado, constatou-se a observação e compreensão de todos sobre a preservação e conservação do meio ambiente, assim como a importância de ações coletivas para o equilíbrio da natureza buscando um planeta mais sustentável, começando do espaço da própria casa, escola, bairro e cidade.  A mensagem que ficou é a de “cada um fazer a sua parte, haverá um mundo melhor”.

Os alunos da escola tiveram uma aula de campo para aprofundar o aprendizado no zoológico, onde visualizaram diversas espécies de animais, inclusive alguns que estão com risco de extinção.

E, para finalizar o projeto, cada criança recebeu da prefeita uma muda de árvore, fornecida pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura para o plantio em sua casa, partindo da ideia que quanto mais natureza, melhor para nosso ecossistema. Todos ficaram gratos com a possibilidade de plantar mais uma árvore no planeta e poder cuidá-la enquanto cresce.

‘’Com estas ações partindo da escola, por meio de nossas crianças o futuro do amanhã temos a oportunidade de disseminar amplamente trabalho sobre a importância na preservação do meio ambiente, e assim contribuir para uma sociedade mais consciente nas questões ambientais que estão diretamente ligadas as questões climática ", disse a prefeita em exercício Belenice Koffke Buff Rotini.