20/12/2023   Social Educação

Prefeitura lança oficialmente o Programa “Equitação com Carinho” para atender idosos, jovens e crianças

Atendimentos são feitos na Arena Coberta para público específico, indicados pelas secretarias de Educação e de Ação Social

Uma equipe multidisciplinar altamente treinada para ministrar aulas de equitação para idosos, jovens, crianças e pessoas com deficiência, integram o Projeto “Equitação com Carinho” lançado oficialmente pelo prefeito Bihl Zanetti na última sexta-feira, dia 15 de dezembro na Arena Coberta de Campina Grande do Sul. Já são 100 alunos inscritos que utilizam o espaço.

“Uma alegria lançar de forma oficial esse programa que é inédito em nossa cidade e saber que através da equitação os alunos tem atingido resultados satisfatórios na área intelectual, psicomotora, exercitando o equilíbrio, o fortalecimento muscular e assim melhorando a qualidade de vida”, enfatizou o prefeito Bihl Zanetti, que agradeceu a toda equipe de apoio ao Programa Equitação com Carinho.

Benefícios
A prática da equitação oferece uma série de benefícios para o corpo e para a mente, incluindo o fortalecimento dos músculos, a melhoria da flexibilidade e o desenvolvimento de habilidades motoras, tais como equilíbrio, coordenação, agilidade, praxia, noção corporal e estruturação espacial-temporal. Além disso, a equitação promove a saúde cardiovascular e respiratória.

A interação com a natureza e os animais também contribui para o bem-estar geral, aumentando a socialização, a paciência, a autoestima e a responsabilidade. A equitação pode ser um meio de fortalecimento de vínculos familiares e afetivos, promovendo a inclusão de jovens na sociedade e a autonomia das famílias.

Quem pode participar
• Crianças com dificuldades de socialização;
• Alunos com baixo rendimento escolar;
• Crianças em isolamento social;
• Vítimas de abusos psicológicos, físicos ou sociais;
• Pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social.

As inscrições são feitas por meio de indicação das Secretarias da Educação e de Ação Social, de acordo com o perfil e necessidade de cada aluno ou idoso.