03/02/2024   Administração

Prefeitura realiza a primeira audiência pública da revisão do Plano Diretor e elaboração do Plano de Mobilidade

População contribui com demandas e se manifesta para compartilhar suas expectativas em relação ao processo de planejamento dos planos.

A Prefeitura Municipal realizou, nesta quinta-feira (1°), a primeira audiência pública da revisão do Plano Diretor Municipal e da elaboração do Plano de Mobilidade de Campina Grande do Sul. O evento, coordenado por técnicos municipais, possibilitou a apresentação dos planos que serão desenvolvidos pelo Município com suporte da URBTEC™, uma empresa de consultoria em planejamento urbano, vencedora do processo licitatório.

O evento promovido na Câmara Municipal de Vereadores contou com a presença da população em geral, gestores, vereadores, representante da procuradoria do município, membros da sociedade civil organizada, técnicos e outras autoridades.

O Prefeito Bihl Zanetti abriu a audiência agradecendo a presença da população interessada, autoridades, técnicos e representantes da sociedade civil. "É muito importante que a sociedade participe do processo de atualização e elaboração desses planos, que visam orientar esta gestão municipal para novos investimentos em melhorias para o município, com adequações jurídicas para atender às necessidades dos diversos segmentos e acompanhar o crescimento do município", destacou o Prefeito.

Durante o evento, a população teve a oportunidade de conhecer o plano de trabalho proposto para as atividades. Os técnicos da URBTEC™ detalharam a metodologia que será aplicada no processo de planejamento, destacando as etapas previstas na construção coletiva dos instrumentos, que contarão com ampla participação da sociedade campinense-do-sul.

"Ao considerar que esses instrumentos urbanísticos orientarão o poder executivo municipal ao longo de 10 anos, é importante ressaltar que esses planos são instrumentos da população e não de apenas uma gestão", explicou a arquiteta urbanista Débora Follador, da empresa consultora.

Nessa primeira audiência, também transmitida pelo canal da Prefeitura no Facebook, os participantes contribuíram e manifestaram suas expectativas em relação ao processo de planejamento. Foram acolhidas algumas demandas relacionadas aos temas de uso e ocupação do solo, meio ambiente, transporte público, mobilidade e outros que serão tratados ao longo do processo.

Os técnicos aproveitaram para reiterar o convite à participação pública na primeira oficina comunitária, programada para o próximo dia 8 de fevereiro, quinta-feira, a partir das 18h30, na Secretaria de Ação Social, Família e Cultura, mesmo local onde fica o CRAS do bairro Jardim Paulista. O espaço será aberto para discutir temas prioritários e possibilitar a participação ativa da população na construção coletiva dos planos.

Para obter mais informações, acesse o site oficial do município, no endereço: www.planoscampina.com.br, onde também é possível acessar documentos e enviar contribuições para as equipes de planejamento.