04/10/2023   Social Saúde

Setembro Amarelo: uma campanha pela vida

O suicídio é um problema de saúde pública que afeta milhões de pessoas no mundo todo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas por ano, tiram a própria vida e essa é a segunda principal causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos. No Brasil, estima-se que ocorram 12 mil suicídios por ano, sendo que a maioria dos casos está relacionada a transtornos mentais como depressão, ansiedade e bipolaridade.

Diante dessa realidade alarmante, surge a campanha Setembro Amarelo, uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio e promover a valorização da vida.

Principais objetivos da campanha

- Reduzir o estigma em torno das doenças mentais, que muitas vezes impedem as pessoas de procurarem ajuda profissional;

- Educar as pessoas sobre os sinais de alerta do suicídio, como mudanças de humor, isolamento social, automutilação, desesperança e ideação suicida;

- Fornecer recursos de apoio às pessoas que estão enfrentando dificuldades emocionais, como linhas telefônicas, sites, aplicativos, grupos de apoio e serviços de saúde mental;

- Oferecer ajuda e esperança às pessoas que estão em situação de risco, mostrando que elas não estão sozinhas e que há saídas para seus problemas;

- Sensibilizar a sociedade para a importância de cuidar da saúde mental e de respeitar as diferenças individuais.

Campanha Setembro Amarelo em Campina Grande do Sul

No município a Prefeitura de Campina Grande do Sul, por meio da Secretaria de Ação Social, Família e Cultura, realizou diversas atividades durante o mês de setembro para divulgar e fortalecer a campanha do Setembro Amarelo. Entre elas, destacaram-se:

- A participação em fóruns para a discussão da temática do suicídio, como aconteceu na audiência pública sobre o tema;

- A distribuição de panfletos, cartazes e outros materiais informativos em locais estratégicos do município;
- A realização de grupos e palestras com todas as faixas etárias para oferecer informação e apoio acerca do tema. Tais grupos foram realizados com crianças e adolescentes do Colégio Terra Boa, nos grupos de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com idosas do Centro de Convivência do Idoso e com mulheres de diferentes faixas etárias que frequentam a Praça CEU;
- O encerramento das reflexões sobre a prevenção do suicídio com o Baile da Primavera, evento que promoveu o fortalecimento dos fatores protetivos, como autoestima, lazer, convivência social e qualidade de vida.

A secretária de Ação Social, Família e Cultura, Vanessa Dal Ponte, avaliou positivamente as ações realizadas pela Prefeitura durante o Setembro Amarelo. "Foi um mês muito produtivo e gratificante. Conseguimos alcançar um grande número de pessoas com nossas atividades e sensibilizá-las para essa causa tão importante. Acreditamos que cada vida vale a pena ser vivida e que podemos fazer a diferença na prevenção do suicídio", afirmou. Vanessa finalizou ressaltando que o Setembro Amarelo é uma oportunidade importante para unir esforços e trabalhar em direção a uma sociedade mais compreensiva e solidária em relação à saúde mental. "Ao destacar essa causa, a campanha busca reduzir o estigma, oferecer apoio e, o mais importante, salvar vidas".