PORTAL DE NOTÍCIAS

07/12/2017   Educação   Eventos

Alunos da rede municipal protagonizam júri simulado no Fórum

Alunos da rede municipal de ensino de Campina Grande do Sul concluíram as atividades do projeto “Justiça e cidadania também se aprendem na escola” com um júri simulado realizado no Fórum do município, no último dia 30 de novembro. Com a orientação da juíza Paula Priscila Figueira e outros profissionais do judiciário, os estudantes atuaram como juízes, promotores, advogados e jurados. 

 

Primeiramente, as crianças refletiram em sala de aula sobre os temas propostos pela cartilha distribuída do projeto, como os direitos e deveres de cada pessoa. Na sequência, visitaram o fórum e participaram de conversas com a juíza Paulo Priscila Figueira e outros profissionais do judiciário. A partir do que aprenderam, os alunos escreveram redações e os autores dos melhores textos atuaram no júri simulado. O projeto teve a participação de 875 alunos de 5º ano das escolas municipais. 

 

Sobre o programa

 

O projeto “Justiça e cidadania também se aprendem na escola” é uma iniciativa do Poder Judiciário que tem como objetivo divulgar noções básicas sobre o funcionamento da Justiça à população, além de promover reflexões sobre deveres, direitos, ética e cidadania. Foi criado em 1993 pelo publicitário paranaense Sérgio Mercer e desenvolvido inicialmente no Paraná pelo magistrado Roberto Portugal Bacelar, com o nome "Justiça se aprende na escola". Atualmente, Distrito Federal, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul são referências no desenvolvimento do projeto. 

Fotos