31/08/2022   Educação Saúde

Com o tema “Vacinação” alunos da rede de ensino recebem visita de profissionais da saúde e educação

A Secretaria Municipal da Educação e a Secretaria de Saúde realizaram entre os meses de  março e agosto, uma campanha nas Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), com o tema  “Vacinação”, desenvolvida por profissionais da saúde, professores e educadores,  a partir de atividades pedagógicas.
O objetivo da campanha foi o de conscientizar alunos e seus familiares, sobre o papel das vacinas na prevenção de doenças e também para melhor divulgar as campanhas nacional e municipal de vacinação.

Ações nas Escolas
Durante a campanha foram realizadas nos estabelecimentos de ensino, palestras com profissionais da Saúde, voltadas para às crianças. As campanhas de vacinação foram divulgadas aos familiares dos alunos, por meio de  pequenos textos em cartazes informativos, mostrando os benefícios da vacinação.
 Também foram desenvolvidas atividades lúdicas, como o teatro apresentado aos alunos da Escola Santa Letícia, pela equipe da Unidade Básica de Saúde Zacarias Sant’anna do Nascimento, da localidade da Jaguatirica, levando as crianças a refletirem que cuidar de si mesmas é tão importante quanto ajudar os outros, praticando dessa forma o autocuidado, dentro do contexto do que é a prevenção.
 No Cmei Vó Elça, as crianças receberam a turma do Sítio do Pica-pau Amarelo, com as educadoras, em uma peça teatral sobre a vacinação.  Foi reforçado a todos que é muito importante manter a carteirinha de vacinação em dia, e completar o Ciclo Vacinal Nacional. As Escolas receberam a visita do Zé Gotinha, que conversou e tirou dúvidas dos pequenos, também incentivando-os a vacinarem.

Programa Saúde na Escola
As atividades que foram trabalhadas nas Escolas e Cmeis fazem parte do PSE - Programa Saúde na Escola, que é uma iniciativa do Governo Federal e desenvolvida pelos profissionais de Atenção Básica à Saúde e profissionais da Educação do município, cujo objetivo é a formação integral dos alunos da rede pública de educação básica, com ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

Declaração de vacinação
Um dos importantes processos realizados conforme as diretrizes do PSE é a verificação da situação vacinal das crianças, por meio da conferência da carteirinha de vacinação no ato da matrícula e da rematrícula dos alunos, identificando as pessoas em situação vacinal de vulnerabilidade, uma vez que a vacinação não se restringe tão somente ao ato de vacinar e sim em conferir proteção individual e coletiva por meio de ações integradas no território. As matrículas e rematrículas só são efetivadas com a apresentação da Declaração de Vacinação, emitida pelas unidades de saúde.

Zé Gotinha nas escolas
Segundo Marisa Leal Ferreira Panzarini, coordenadora geral da Vigilância em Saúde do município, destaca que a vacinação em dia tem apoio dos pais, “Depois de um longo período pandêmico, onde vimos a cobertura da vacinação de rotina diminuir muito, o trabalho de apego à figura do Zé Gotinha nas escolas, faz com que nossas crianças aprendam a importância de manter a vacinação em dia e também cobrar dos pais que eles adotem esta postura. É um trabalho que contribuiu muito no processo de vacinação do nosso município” disse.

Lúdico
A secretária da Educação, Simone Ferrarini de Souza Millek, , observa que a parceria entre as secretarias foi encantador. "Foi realizado um grande trabalho em equipe com a participação de professores, educadores, enfermeiros e gestores da saúde e educação. O resultado foi encantador. O modo como foram trabalhadas as atividades com a Educação Infantil de forma mais lúdica, até o Fundamental de forma mais consistente, com diferentes tipologias textuais, gráficos e também a brincadeira, fez com que pudéssemos atrair a atenção dos alunos” explicou.

Para dentro de casa
O secretário de Saúde, Leandro Zanetti, disse que “A fundamentação do trabalho da atenção básica é a prevenção, e a promoção da saúde. O Programa Saúde na Escola com o tema da importância da vacinação, leva essa prevenção para dentro de casa pelas crianças”.

Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, a cada ano, graças às vacinas são evitadas no mundo, entre 2 e 3 milhões de mortes por doenças preveníveis. Aqui no Brasil, dados do Governo Federal apontam que o país está entre os que mais oferecem à população, de forma gratuita, vacinas e imunobiológicos (produtos farmacológicos que contém microorganismos – vírus, bactérias e outros).