30/11/2021   Educação

E. M. Antônio José de Carvalho se destaca e recebe premiação estadual do Agrinho/21

A Escola Municipal Antônio José de Carvalho foi premiada na última sexta-feira (26/11), pela conquista do segundo lugar na Etapa Estadual da Categoria Escola Agrinho. O prêmio – 12 computadores -  foi entregue pelo supervisor regional do Senar/PR, Alexandre Marra, para a diretora Débora Ceccon e a supervisora Haniely Trudes de Oliveira, que recebeu um notebook. O tema “Sementes que são hoje...Transformam-se em fortes raízes amanhã! ” foi um dos destaques estaduais pela temática e originalidade.
A diretora Débora Ceccon, definiu o trabalho como uma experiência única, principalmente pelo aprendizado com o uso das tecnologias e aproximação com as famílias dos alunos. “Nós fomos ajudando as famílias nesse processo e o comprometimento foi muito grande. Nosso objetivo agora é tornar esse vínculo ainda mais forte. Essa parceria é fundamental”, citou.
A professora Haniely, destacou a mobilização da comunidade escolar para o desenvolvimento do Agrinho com os alunos, dividindo as ações entre as turmas que estavam retornando às aulas presenciais e as que iam permanecer no ensino online.
“Nós queríamos que os alunos usassem o novo material, então optamos por fazer uma ‘Semana Agrinho’. Os professores desenvolveram apostilas das disciplinas com base no material do Agrinho e entregaram para as crianças realizarem atividades em casa, criando uma sequência didática”, explicou.
Para a professora, “o ensino remoto não impediu que o trabalho fosse produtivo, pois, além do empenho de todos que participaram do projeto, existe um vínculo entre professores e alunos que propicia um ambiente de aprendizado saudável”, avaliou.
A secretária municipal de Educação, Simone Millek, destacou a importância dessa parceria entre o Senar e o município, pois o material do Agrinho é rico em diferentes assuntos explorando os conteúdos abordados na BNCC e Referencial Curricular do Paraná.
A coordenadora de projetos, Marineia Manenti disse que os projetos estimulam a pesquisa e o pensamento crítico, além de ser uma forma de facilitar a participação do aluno no processo de produzir e se socializar entre turmas para construir o conhecimento.
“Isso permite a aprendizagem colaborativa entre os estudantes, tornando o ensino aprendizagem um processo mais dinâmico e possibilitando a sensibilização dos estudantes e comunidades nas diferentes temáticas que podem ser desenvolvidas”, comentou.
A diretora pedagógica Luciane Nowotny acompanhou a premiação e destacou o trabalho desenvolvido por todos alunos da rede municipal.