01/11/2017   Saúde   Eventos

No Outubro Rosa, município intensifica cuidados com a saúde da mulher

Na manhã da última terça-feira, dia 31, a Prefeitura de Campina Grande do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu a Caminhada do Outubro Rosa. Vestidas com camisetas da campanha, aproximadamente 100 pessoas percorreram ruas do Jardim Paulista com o objetivo de chamar a atenção para a importância do cuidado com a saúde da mulher.

“Essa causa não é só da mulher, é de todos nós", destacou o prefeito Bihl, que participou do evento acompanhado pela primeira-dama, Fabiana Zanetti. A caminhada ainda teve a presença do vice-prefeito, Nilson Falavinha, do diretor do Hospital Angelina Caron, Bernardo Caron, do secretário municipal de Saúde, Leandro Zanetti, do presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Cavagni, além de secretários de outras pastas, vereadores, servidores municipais e comunidade em geral.

A caminhada encerrou as atividades em torno da campanha, que foram realizadas durante todo o mês. A programação contou com palestras, apresentações artísticas e sorteio de brindes nas unidades de saúde. Durante os eventos, foram apresentados dados sobre o câncer de mama e do colo do útero, fatores de risco, diagnóstico e a importância do autocuidado.

“Agradecemos a população, que abraçou a causa e compareceu em peso aos eventos. Nunca é demais lembrar da importância dos exames preventivos, especialmente da mamografia. São procedimentos simples e gratuitos”, enfatizou o secretário Leandro Zanetti.

O Outubro Rosa, instituído em 2011 por meio de lei estadual, neste ano trouxe como tema "Prevenção e Autocuidado: o que eu preciso saber sobre o câncer de mama e do colo do útero". O apelo é voltado principalmente às mulheres entre 50 e 69 anos, pois nessa faixa etária o risco de desenvolver o câncer é maior. Além dos exames periódicos, a adoção de hábitos saudáveis, como alimentação e inclusão de atividade física no cotidiano, contribuem para a prevenção contra a doença.