06/03/2023   Saúde

Pré-conferência de Saúde define diretrizes para elaboração de propostas para a Conferência Municipal: mais de 300 pessoas participaram

Nos dias 01, 02 e 03 de março o município de Campina Grande do Sul realizou a Pré-Conferência Municipal de Saúde. Os eventos aconteceram nas localidades de Paiol de Baixo, Jardim Paulista e Sede.  As pré-conferências tem como objetivo estimular a participação popular, através do controle social no SUS.
É por meio desse instrumento que ocorre a elaboração de propostas e sensibilização das pessoas - principalmente usuários do SUS - para que participem da Conferência Municipal  de Saúde que acontecerá no dia 23 de março a partir das 12horas no Teatro Municipal de Campina Grande do Sul.

Investimentos e participação

O prefeito Bihl Zanetti participou da reunião de encerramento, falou sobre planejamento e investimentos na área da saúde. “Enfrentamos uma desestabilização total no período Pós Pandemia do COVID-19 e mesmo assim avançamos com investimentos fortes em exames, estamos adquirindo novas ambulâncias, contratação de médicos, atendimentos de qualidade no Centro de Especialidades Médicas,  o investimento no SAMU e no Pronto Atendimento na parceria com Quatro Barras, o que já foi um grande avanço para urgências e emergências, explicou o prefeito.
Bihl ainda disse da importância da população se envolver nas conferências e participar do processo político da cidade. “Parabéns a todos nesse trabalho que envolve usuários do SUS, trabalhadores de saúde, professores, alunos, vereadores, líderes comunitários. É um desafio que ajuda a cidade a manter a qualidade no serviço. E a oportunidade está aberta para que novos líderes participem da gestão pública” concluiu o prefeito.

Propostas e novo conselho

As Pré-Conferências e a Conferência Municipal  são os principais espaços de construção de propostas e aperfeiçoamento do SUS para o município. Esses atos garantem transparência e possibilita o envolvimento da sociedade como um todo nos processos de decisão no que diz respeito à saúde coletiva.
A conferência municipal de saúde acontece a cada 4 anos e no final do evento será eleito o novo Conselho Municipal de Saúde, com mandato também de 4 anos, que será responsável por acompanhar e deliberar sobre a execução da política pública de saúde em Campina Grande do Sul.

Fotos: Diego Tiller/PMCGS