21/03/2023   Saúde

Prefeitura de Campina Grande do Sul alerta sobre a proibição da comercialização de cigarro eletrônico e fará fiscalização por recomendação do Ministério Público

A Prefeitura de Campina Grande do Sul, por meio do setor de Vigilância Sanitária, iniciará uma campanha de conscientização por meio de cartazes que serão colocados em pontos estratégicos da cidade, em equipamentos públicos e nas mídias sociais, advertindo a população, e realizará palestras direcionadas aos jovens, além da fiscalização sobre a proibição e comercialização de cigarros eletrônicos.

A promotoria de Justiça de Campina Grande do Sul, do Ministério Público do Estado Paraná (MP-PR), notificou o município, apresentando recomendação sobre o cumprimento adequado da Resolução nº 4609 – ANVISA que trata da proibição e comercialização, importação e propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar.

O prefeito Bihl Zanetti prontamente acatou a recomendação da promotoria e enfatiza o quão prejudicial é o uso do cigarro eletrônico. Precisamos ser conscientes e responsáveis quanto à saúde na nossa população. Prontamente nossa equipe da Vigilância Sanitária já está organizando procedimentos para fiscalizar e orientar nossos jovens quanto aos malefícios do uso do cigarro eletrônico” , destacou o prefeito.

O uso desses cigarros eletrônicos pode causar diversas doenças respiratórias e cardiovasculares.
- Eles contêm nicotina, droga que leva à dependência.

- Contêm ainda mais de 80 substâncias químicas, incluindo cancerígenos comprovados.
- O uso da nicotina aumenta o risco de trombose, AVC, hipertensão e infarto do miocárdio, entre outros.
- O cigarro eletrônico aumenta em cerca de três vezes as chances do usuário fumar também cigarros comuns.
- Informações retiradas do site https://amb.org.br/cigarro-eletronico-e-cigarro/