02/07/2019   Educação

Projeto voltado à literatura encanta crianças da Escola Municipal Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, na Barragem

Com o objetivo de aprimorar o processo de aprendizagem e oferecer uma nova experiência pedagógica aos alunos, pedagogas da Escola Municipal Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, na localidade da Barragem, área rural de Campina Grande do Sul, apostaram numa iniciativa simples, porém eficaz: o estímulo a literatura. Não por acaso, o nome do projeto adotado foi bastante sugestivo: “Semeando Leitores; Colhendo Pensadores”.

O primeiro desafio foi trabalhar com a poesia. Desta forma, cada professor envolvido no projeto tomou a liberdade de escolha quanto ao poema a ser explorado. A iniciativa possibilitou os estudantes do 5º ano, por exemplo, conhecerem mais sobre este gênero literário e as diferentes linguagens utilizadas nas mais diversas tipologias poéticas.

Já os alunos da turma do Infantil acessaram o universo do poema com temas ligados ao Meio Ambiente, enquanto que o 1º ano explorou as Cantigas de Roda e o 2º revirou as infinitas formas de Cartas Enigmáticas. Também no Gênero Poético mergulharam meninos e meninas do 3º e 4º ano, respectivamente.

A proposta pedagógica voltada a estas crianças com faixa etária dos  cinco aos 11 anos de idade foi capaz de desenvolver e estimular habilidades de leitura e interpretação de diferentes composições textuais. Entretanto, destaca a equipe pedagógica da escola, o tempo tudo durante a execução do projeto houve a preocupação em fazer desta uma experiência prazerosa e encantadora, de modo que o momento pudesse ser explorado de uma forma dinâmica e significativa para os alunos.

No dia 7 de junho, os alunos foram divididos em grupos. Com a ajuda de professores mediadores as atividades lúdicas eram desenvolvidas por meio de interpretação e produção de novos poemas e releituras, retratando inclusive as belezas da represa do Capivari e todo seu entorno.