Projeto Piá transforma a rotina de crianças com educação integral e atividades socioemocionais em Campina Grande do Sul
Iniciativa atende mais de 100 alunos com reforço pedagógico, alimentação e oficinas esportivas e culturais no contraturno escolar.
Campina Grande do Sul vem colhendo os frutos de uma iniciativa que tem feito a diferença na vida de dezenas de crianças, o Projeto Piá está localizado no bairro Jardim Santa Rosa. O programa atende atualmente 102 alunos das escolas Marcos Nicolau Strapassoni e Alessandra Cristina Assunção, oferecendo atividades no contraturno escolar para crianças entre 7 e 10 anos.
Mais que um espaço de acolhimento, o projeto promove reforço pedagógico nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, além de uma ampla gama de oficinas, como Educação Ambiental, Artesanato, Ginastica Rítmica e outras práticas esportivas. Os alunos são selecionados com base em critérios específicos que identificam a necessidade de um atendimento mais integral e personalizado.
Além das atividades educacionais e lúdicas, o Projeto Piá também assegura alimentação completa, com café da manhã e almoço, promovendo hábitos saudáveis e garantindo a segurança alimentar mais integral e personalizada.
“Estamos muito orgulhosos do trabalho que o Projeto Piá vem realizando em Campina Grande do Sul. Esse tipo de iniciativa é fundamental para garantir que nossas crianças tenham acesso a uma educação de qualidade. Continuaremos apoiando e fortalecendo ações que garantam um ambiente seguro, acolhedor e que estimule o crescimento acadêmico e pessoal de nossas crianças”, afirmou a secretária da educação Belenice Koffke Buff Rotini.
‘’Trabalhamos com um grupo específico de crianças que necessitam de atendimento integral e diferenciado, proporcionando benefícios que vão além do desempenho acadêmico’’, explica a diretora Lismari Giacomitti. Segundo ela, a proposta é fomentar não apenas o aprendizado escolar, mas também o desenvolvimento socioemocional, a inclusão e a socialização.
As oficinas são planejadas para estimular o espírito de equipe, a cooperação e a adaptação a novas rotinas, ao mesmo tempo em que são avaliadas habilidades importantes como leitura, escrita, produção textual, raciocínio lógico, coordenação motora, percepção sensorial, entre outras.
Com uma abordagem acolhedora e multidisciplinar, o Projeto Piá se destaca como um modelo de atenção integral à criança, contribuindo para um futuro mais promissor, com oportunidades iguais para todos.
Matéria: Marcia Ferrarini de Souza – Coordenadora de Comunicação e Mídias Educacionais
Fotos: Professores















