26/04/2019   Educação

Resultante de convênio entre Prefeitura e Exército, contraturno escolar no 20º BIB tem início para cerca de 200 alunos de Campina Grande do Sul

As aulas de contraturno escolar do Programa Forças no Esporte (Profesp) começam nesta segunda-feira (29). Em parceria com o Exército Brasileiro por meio do 20º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), no Bacacheri, o convênio firmado em abril de 2018 foi renovado no final de março deste ano.

A nova etapa do projeto eleva de 40 para 200 o número de alunos com idade entre oito e 12 anos. O Profesp é composto por modalidades esportivas e culturais direcionadas a alunos em situação de vulnerabilidade social. O conjunto de ações oferece aos estudantes refeições com dieta balanceada e acompanhada por nutricionistas.

Para apresentar o programa aos pais e a comunidade escolar, o Exército e a Prefeitura de Campina Grande do Sul convocaram no Teatro Municipal José Carlos Zanlorenzi, no Jardim Paulista, uma grande reunião no início da noite desta quinta-feira (25). O espaço ficou lotado.

De acordo com o tenente Luiz Fernando Trindade, que será o responsável por conduzir as atividades frente ao 20º BIB, além de aprender idiomas e praticar atividades como atletismo e aulas com instrumentos musicais, os alunos integrados ao Profesp terão diversos direcionamentos no sentido de aprender “valores morais”.

Segundo Trindade, é valorizando os símbolos patrióticos que as crianças poderão entender a importância de uma nação. “Hastear a bandeira nacional, cantar o hino e compreender o verdadeiro significado das palavras ‘ordem e progresso’ são alguns dos aprendizados que este projeto irá oferecer já de início”, explicou o tenente.

Representando o prefeito Bihl Zanetti - que ausentou-se do evento em virtude de uma reunião que ocorria ao mesmo tempo no Palácio do Governo, em Curitiba – a secretária municipal de Educação, Neiva Rocha Souza de Oliveira reforçou a importância da parceria entre a Prefeitura de Campina Grande do Sul e o Exército Brasileiro. “Nossa proposta de colocar em prática ações de contraturno voltadas aos alunos da rede municipal de ensino estão indo além do esperado. Ter este reforço conduzido junto às Forças Nacionais, ampliando os horizontes de conhecimento das nossas crianças é algo digno de muita alegria”, comemorou Neiva.

Além de abranger mais estudantes campinenses, a renovação do programa prevê que as atividades ocorram agora também pela manhã, permanecendo durante o período da tarde como até então. A única contrapartida do município é a oferta de transporte escolar para levar e buscar os alunos de segunda a quinta-feira na sede do 20º BIB no bairro Bacacheri, em Curitiba.

Opinião

Nada melhor que alguém que vivencia a experiência oportunizada pelo Profesp para falar à respeito do programa. É o caso do aluno Bruno Batista Monteiro, de 9 anos de idade. O menino, estudante na Escola Municipal Ulisses Guimarães, no Timbu, ingressou em 2018 no projeto. Segundo ele, se tem algo marcante no processo de aprendizagem apresentado por meio do convênio, é a capacidade de superar desafios. “Aprendemos coisas novas lá. E quando passamos por dificuldades, eles (professores do 20º BIB) dizem o tempo todo pra gente seguir em frente e jamais desistir”, conclui.

Recentes

Prefeitura inaugura o Centro Municipal de Profissionalização Norival Bernardi

Equipamento visa reforçar o acesso à formação profissional onde vai oferecer cursos de Tecnologia da Informação (TI), costura, beleza, cozinha industrial e mais duas salas para outros cursos, tanto comercial quanto industrial.