Seminário LEEI promove troca de experiências e valoriza práticas na Educação Infantil em Campina Grande do Sul
A última quinta-feira (29), no Teatro Municipal José Carlos Zanlorenzi, foi marcada por emoção, troca de saberes e valorização das práticas pedagógicas com a realização do Seminário Municipal LEEI – Leitura e Escrita na Educação Infantil. Promovido pela Secretaria Municipal da Educação, o evento reuniu professoras, gestoras e formadoras que integram o programa LEEI no município.
O seminário teve como foco a socialização das práticas desenvolvidas ao longo da formação oferecida pelo programa LEEI, iniciativa que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e conta com a parceria do Ministério da Educação, universidades federais, estados e municípios. Em Campina Grande do Sul, o curso iniciou em junho de 2024 e foi encerrado com o evento, reunindo cerca de 70 cursistas, entre professores da Educação Infantil, diretoras e equipes pedagógicas.
Experiências que inspiram
Durante o seminário, palestras, apresentações culturais e exposições pedagógicas deram visibilidade às vivências de sala de aula. Um dos destaques foi a palestra do Professor Cleber Fabiano, intitulada “Alfaletrar: O mundo mágico da escrita e da leitura”, que aprofundou reflexões sobre o desenvolvimento da linguagem na infância.
As apresentações culturais emocionaram o público com contações de histórias e musicais inspirados na literatura infantil trabalhada durante o curso. Pela manhã, professoras do CMEI Ângela Maria Trevisan apresentaram “Chapeuzinho Amarelo”, com musical de Chico Buarque. À tarde, o destaque foi o musical “Meu crespo é de rainha”, com as professoras do CMEI Dilacir da Rocha Lima.
Práticas compartilhadas
Ao longo do dia, foram socializadas diversas experiências desenvolvidas nos centros municipais de educação infantil (CMEIs) e escolas municipais. Entre os temas abordados estavam a valorização da cultura indígena, o papel do imaginário infantil, e o envolvimento das famílias na formação leitora das crianças.
Confira algumas das apresentações pedagógicas:
“O Fantástico Mundo da Leitura e da Escrita” – Prof. Felipe Alef Paulauskas (CMEI Tio Luiz Garcia / Valmor Manenti)
“A Casa e Seu Dono: Construindo Saberes a Partir do Cotidiano” – Prof. Jéssica dos Santos Alves (CMEI Itália Vidolin Gueno)
“O Tupi que Você Fala: A Arte e a Cultura Indígena” – Prof. Cristiane da Silva Hilário e Ticiane Coelho (CMEI Maria Alice Andreata dos Santos)
“A Importância do Imaginário no Processo de Aprendizagem” – Prof. Valderene Estevão dos Santos (CMEI Glacy Dalprá de Macedo)
‘’Comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil’’ – Prof. Iony Golineli Silva (Escola Municipal Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco)
‘’Obrigado Monstro das Cores’’ - Prof. Patricia Barros dos Santos Macohin (CMEI Guido Irineu Pelanda)
“Descobrindo a Alegria de Estar Juntos” – Prof. Josiele Trevisan Zakarkin (CMEI Florinda Dalprá Fereira)
‘‘Valorização Da Cultura Indígena’’ - Prof. Viviane Jacomit e Jéssica R. Lobas (CMEI Rosiel Dalprá)
‘’Tecendo os fios da Infância: Práticas de Leitura e Escrita nos Ambientes Escolar e Familiar’’ – Prof. Alexandra Batista, Elaine Varela, Lucélia Ribeiro, Sueli Silva e Janaina Barros (CMEI Angela Maria Trevisan)
Gestoras também tiveram espaço para discutir a importância da gestão escolar no desenvolvimento da leitura e da escrita na Educação Infantil, reforçando o papel estratégico das lideranças educacionais.
Formação que transforma
A formação LEEI foi conduzida em Campina Grande do Sul pelas professoras formadoras Andréa Zanchettin de Lima e Adriane dos Santos Barbosa da Luz, com a articulação da coordenadora municipal Expedita Estevão da Silva. Dividido em momentos síncronos, assíncronos e encontros presenciais, o curso teve como eixo central o respeito às especificidades das crianças de 4 e 5 anos.
O seminário marcou o encerramento oficial da formação, mas, mais que isso, simbolizou o compromisso dos educadores com uma infância rica em experiências leitoras e escritoras, colocando a criança no centro do processo de aprendizagem.
Compromisso com a primeira infância
Ao valorizar a escuta, o protagonismo das crianças e o trabalho coletivo das equipes escolares, o Seminário LEEI reafirma a missão de garantir uma Educação Infantil de qualidade. A troca de experiências e o reconhecimento das práticas pedagógicas inovadoras demonstram que ler e escrever, na infância, é também brincar, imaginar e descobrir o mundo.
‘’O Seminário LEEI é um marco importante para a Educação Infantil de Campina Grande do Sul. Aqui, celebramos não apenas o encerramento de uma formação, mas o compromisso de cada educador com a infância e com a construção de uma base sólida para a alfabetização. Nosso agradecimento a todos os professores, gestores, formadores, coordenadora e supervisoras dos CMEIs e toda equipe da secretaria da educação, que abraçaram essa jornada com dedicação e sensibilidade”, destacou a secretária da educação Belenice Koffek Rotini.
‘’O evento apenas comprovou a qualidade de um trabalho sendo realizado na prática cotidiana dos professores gestores dos CMEIs, com muita propriedade, qualidade e seriedade. O município está de parabéns por conduzir com tanta maestria essa prática pedagógica’’, ressaltou o diretor pedagógico Marcos Simioni.
“O Seminário LEEI foi um momento muito especial para a Educação Infantil. Proporcionou o compartilhamento de experiências exitosas entre os professores, a partir das temáticas abordadas durante a formação, o que promove uma articulação entre teoria e prática e a formação realmente teve significado nas atividades pedagógicas diárias dos professores, promovendo um o fortalecimento da rede que sempre busca o melhor para o aprendizado das crianças”, afirmou a coordenadora e articuladora do LEEI Expedita Estevão da Silva.
Matéria e fotos: Marcia Ferrarini de Souza - Coordenadora de Comunicação e Mídias Educacionais







































