24/05/2022   Educação

Educação em destaque: Secretaria promoveu capacitação aos servidores da educação inclusiva

Em 16/05, a Secretaria Municipal da Educação reuniu aproximadamente 50 profissionais de apoio escolar, que atuam como tutores de crianças com deficiência.
Organizado pela Coordenação da Educação Inclusiva, o encontro teve como tema “Acessibilidade e as tecnologias assistivas”, visando à preparação dos profissionais para atuar com o uso de recursos adaptados e acessíveis junto dos estudantes com deficiência.
A reunião contou com a participação da coordenadora de Atenção Básica em Saúde, Rosemari Coelho, que realizou uma palestra sobre conhecimentos importantes da área da enfermagem para os casos de emergência em sala de aula. Cuidados necessários em momentos de crises epiléticas, o uso de sondas, traqueostomia, dificuldades de deglutição e engasgo, foram alguns dos casos tratados. Os tutores puderam tirar dúvidas e falar sobre algumas das experiências que tiveram com estudantes em sala de aula.
Etapas anteriores
O encontro do último dia 16 deu continuidade a proposta de capacitação iniciada no mês de outubro de 2021, a partir da retomada das aulas presenciais com as medidas de flexibilização sobre os riscos da pandemia do Covid-19.
Nesta primeira fase foi realizada a palestra com a temática “Feuerstein e a mediação da aprendizagem”, onde foi possível explanar os critérios necessários para que o profissional atue como um mediador da aprendizagem.
No início do ano letivo de 2022, durante a Semana Pedagógica, os profissionais de apoio escolar participaram de três dias específicos de capacitações relacionadas à temática da inclusão: TEA na escola, Adaptações para crianças com deficiência em sala de aula, A música e a brincadeira no desenvolvimento da criança e Comunicação alternativa no autismo.
Para a secretária da Educação, Simone Ferrarini de Souza Millek, as capacitações realizadas possibilitam aos profissionais de apoio escolar o aprimoramento de suas funções, e garantem todo o suporte caso seja necessário realizar ações durante os atendimentos. A secretária concluiu: “a proposta de capacitação trará durante o decorrer do ano letivo, temáticas abordando práticas pedagógicas dentro do contexto do ensino inclusivo e do atendimento educacional especializado”.

Recentes

Prefeitura inaugura o Centro Municipal de Profissionalização Norival Bernardi

Equipamento visa reforçar o acesso à formação profissional onde vai oferecer cursos de Tecnologia da Informação (TI), costura, beleza, cozinha industrial e mais duas salas para outros cursos, tanto comercial quanto industrial.