PORTAL DE NOTÍCIAS

14/08/2023   Meio Ambiente e Agricultura  

Programa Pecuária mais Brasil abre vagas para pecuaristas de Campina Grande do Sul

Os pecuaristas do município de Campina Grande do Sul têm uma grande oportunidade de melhorar a genética de seus rebanhos. A Prefeitura, em parceria com a CONAFER, está divulgando vagas para participar do Programa Pecuária +Brasil, que fornece sêmen e insumos necessários para o processo de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo).

O +Pecuária Brasil é um programa desenvolvido pela CONAFER, que visa aumentar a produtividade e a rentabilidade da pecuária nacional, por meio da difusão de tecnologias reprodutivas e de manejo. A iniciativa da Prefeitura auxiliará as famílias pecuaristas do município a alcançar um melhoramento genético de seus rebanhos, com a utilização de sêmen de bovinos e bubalinos de alta qualidade.

As vagas são limitadas e os interessados devem realizar o cadastro na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, na Rua Manoel Martins da Cruz, 792 - Centro. É necessário apresentar a cópia do RG, CPF e comprovante de residência do produtor, além de estar em dia com o Órgão de Defesa Sanitária estadual/municipal (ADAPAR) e cumprir as exigências do programa em relação ao rebanho e à propriedade (confira ao final do texto).

O programa fornece sêmen de bovinos de corte e leite, como Nelore, Brasford, Hereford, Sindi, Brangus, Angus, Gir, Girolanda, Guzerá, Holandês e Jersey. Também há a opção de sêmen de bubalinos de dupla aptidão, como Mediterrâneo.

Para mais informações, os pecuaristas podem entrar em contato com a Secretaria pelo telefone 3676-8145. Não perca essa chance de investir na qualidade genética dos seus animais e aumentar a sua lucratividade.

Exigências para participar do Programa Pecuária +Brasil

- Do Produtor:
  - Cópia RG, CPF e comprovante de residência

- Do rebanho:
  - Estar em dia com o Órgão de Defesa Sanitária estadual/municipal (ADAPAR)
  - Estar vermifugado;
  - Apresentar no dia do início do protocolo escore de condição corporal (ECC) mínimo de 2,5 numa escala de 1 a 5;
  - Identificação dos animais (Brincados ou Marcados).

- Da propriedade:
  - Estrada de acesso para veículos;
  - Curral em condição de uso;
  - Local para contenção adequada dos animais;
  - Pasto com cerca que contenham os animais;
  - Pastos que supram a necessidade nutricional dos animais e planejamento para época da seca;
  - Cochos em quantidade e tamanho adequado para mineralização.