Portal de Notícias

09/05/2025     Educação  

A Leitura como Transformação no Ensino Fundamental: Um Trabalho de Conquista e Crescimento

Desde 2021, a professora Edicléia de Fatima Muchinski, da Escola Municipal Lucídio Florêncio Ribeiro, vem realizando um trabalho inovador com seus alunos, focado no desenvolvimento da leitura e escrita. Com o objetivo de tornar a leitura um hábito prazeroso e significativo, ela trabalha com gêneros textuais variados e metodologias criativas que estimulam o gosto pela leitura.

No início da pandemia, em 2021, quando seus alunos estavam no 1º ano, a professora utilizou aulas online para introduzir conceitos importantes, como os livros ‘’Beleleu e os Números’’ e ‘’Beleleu e as Palavras’’, que ajudaram na alfabetização de seus alunos. Já no 2º ano, quando as aulas voltaram ao formato presencial, o foco foi na recomposição da aprendizagem, com obras como ‘’Romeu e Julieta’’ e ‘’Quem Vai Ficar com o Pêssego’’, que reforçaram o processo de recuperação do aprendizado.

Em 2022, o 3º ano foi marcado pelo trabalho com super-heróis, utilizando diferentes gêneros textuais, como histórias em quadrinhos e músicas, e iniciando o projeto Sacolinha da Leitura. Essa sacolinha permitiu que os alunos levassem para casa livros, gibis e revistas, promovendo a leitura pelo prazer e a diversão. Nos anos seguintes, o trabalho foi consolidado com metodologias como a caixa surpresa, jogos de aprendizado, atividades em equipe e envolvimento das famílias.

Em 2025, a turma de 5º ano revisita as leituras feitas nos anos anteriores, com o objetivo de reforçar os conhecimentos e aprofundar a compreensão dos gêneros textuais. As aulas iniciais foram dedicadas à retomada de algumas literaturas e frases reflexivas sobre a leitura, permitindo que os alunos compartilhassem suas memórias e descobertas.

A professora Edicléia reflete sobre a experiência com entusiasmo: “Trabalhar com leitura é um prazer. Ver a alegria no rosto de cada criança ao descobrir o prazer da leitura é indescritível. Ao longo do tempo, observei o crescimento dos meus alunos, tanto na leitura quanto na escrita, e a participação das famílias no processo. Muitos me disseram que agora só querem comprar livros e ler.”

O impacto do trabalho de Edicléia é visível nos depoimentos dos alunos. A aluna Pérola, por exemplo, compartilha que, graças aos trabalhos de leitura, aumentou seu vocabulário e agora sente prazer em pegar um livro para ler. Já o aluno Leonardo destaca que, quando entrou para o 1º ano, mal sabia escrever uma frase, mas, graças à metodologia da professora, desenvolveu o gosto pela leitura e pela escrita, e se sente transformado por isso.

Matéria: Márcia Ferrarini de Souza - Coordenadora de Comunicação e Mídias Educacionais
Créditos fotos: Professores