Acolhimento Escolar e Incentivo à Leitura: Caminhos para o Desenvolvimento Socioemocional e Acadêmico
As primeiras semanas do ano letivo representam um período crucial para os estudantes, repleto de desafios emocionais e acadêmicos. Nesse contexto, uma escola e um CMEI de Campina Grande do Sul têm implementado iniciativas inovadoras focadas no acolhimento escolar e no incentivo à leitura, com o objetivo de fortalecer os vínculos das crianças com a escola e promover seu desenvolvimento integral.
Na Escola Municipal Alessandra Cristina Assunção, estratégias pedagógicas criativas têm sido fundamentais para garantir uma adaptação positiva dos alunos ao ambiente escolar. A leitura é uma das principais ferramentas utilizadas. Diariamente, os alunos do quarto e quinto anos têm acesso à leitura do livro "Diário de um Banana", com adaptações para o contexto educacional, enquanto os estudantes do primeiro ao terceiro ano são incentivados a participar de sessões de contação de histórias e atividades com a Biblioteca Itinerante. Segundo relatos de pais, como o de Josiane de Souza Figueira, mãe de Jorge Gabriel, aluno do segundo ano, essas atividades têm despertado nos alunos uma verdadeira paixão pela literatura, resultando no engajamento das crianças e até mesmo no desenvolvimento de suas próprias histórias.
Além das práticas de leitura, a escola promove dinâmicas interativas, como contações de histórias com fantoches, caça ao tesouro e atividades artísticas. Essas ações visam não apenas o aprendizado acadêmico, mas também o desenvolvimento social e emocional dos alunos, criando um ambiente de integração e cooperação. A professora Lidiani Ribeiro Batista, do quinto ano, destaca que, no início do ano, uma dinâmica de apresentação com caça ao tesouro foi uma estratégia eficaz para promover a interação entre os estudantes e fortalecer o vínculo com a escola.
Enquanto isso, no CMEI Assis Bossardi, o foco está no desenvolvimento motor das crianças na primeira infância, com destaque para o uso de materiais não estruturados e espaços estimulantes. A ideia é promover a exploração e o movimento, essenciais para o crescimento físico e cognitivo das crianças. Caminhos pintados no chão, blocos e bolas são alguns dos recursos que incentivam os pequenos a se movimentar e a desenvolver habilidades motoras importantes, ao mesmo tempo em que se engajam em brincadeiras colaborativas.
Para a diretora Vanderleia Pedro Leal, o objetivo é aprimorar ainda mais esses processos de aprendizagem. Os profissionais do CMEI Assis Bossardi iniciaram o ano com um novo olhar sobre os espaços e materiais da escola. A ideia é enriquecer a experiência das crianças, oferecendo ambientes mais interativos e estimulantes, que favoreçam o desenvolvimento motor, social e cognitivo, preparando-as para um futuro de sucesso e aprendizado contínuo.
A combinação dessas práticas demonstra como o acolhimento escolar e o incentivo à leitura podem se complementar no desenvolvimento socioemocional e acadêmico dos alunos. Essas abordagens, que envolvem tanto o estímulo à leitura quanto a exploração do movimento e da criatividade, têm mostrado resultados positivos no fortalecimento do vínculo das crianças com a escola e na construção de um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e enriquecedor.
Essas estratégias são um reflexo do compromisso das escolas com a formação integral dos alunos, preparando-os não só para os desafios acadêmicos, mas também para os aspectos sociais e emocionais de suas vidas. A contínua implementação de atividades inovadoras e a adaptação de espaços e metodologias são fundamentais para garantir que os alunos se sintam valorizados, motivados e preparados para o futuro.
Matéria: Márcia Ferrarini - Coordenadora de Comunicação e Mídias Educacionais
Créditos das fotos: Professores









