10/04/2018   Cultura

Alunos concluem cursos básicos de informática e smartphone oferecidos pela Prefeitura

Ao todo foram 28 certificados entregues a alunos de diversas faixas etárias

Nesta terça (03) e quinta-feira (06) ocorreu, na Indústria do Conhecimento – CAIC e na Biblioteca Cidadã do Jardim Paulista, respectivamente, a entrega dos certificados dos cursos básicos de informática e smartphone. Os cursos foram oferecidos pela Prefeitura de Campina Grande do Sul, através da secretaria de cultura e da secretaria de desenvolvimento social.

O curso de informática básica, que teve por objetivo aproximar as pessoas do mundo digital e promover a inclusão digital, contou com a participação de pessoas com idades que compreendiam entre 18 e 70 anos. As aulas tiveram seis meses de duração, com carga horária de 40 horas e foram realizadas na Biblioteca Indústria do Conhecimento. Ao todo 21 alunos concluíram o curso e receberam a certificação.

Já o curso básico de smartphone, que é de um programa criado pela Celepar, foi direcionado exclusivamente para a terceira idade campinense. Foram 20 horas de duração e 7 alunos se formaram. Este curso teve por finalidade a inclusão digital, bem como a desmistificação da dificuldade de manusear os telefones celulares tecnológicos dos dias de hoje, com explicações sobre aplicativos, redes sociais e demonstrações de como os telefones celulares podem fazer bem mais do que simples ligações. As aulas foram realizadas na Biblioteca Cidadã do Jardim Paulista.

“Antes de iniciar o curso básico de smartphone eu tinha medo de manusear o telefone celular. Agora já estou utilizando aplicativos de redes sociais e de localização. Fico feliz por estar me adaptando às mudanças da era digital”, foi o que relatou um dos participantes do curso, Armando Nunes França, de 76 anos.

O prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti, comentou sobre a importância de pessoas de todas as faixas etárias estarem adaptadas às novas tecnologias. “A tecnologia pode facilitar a vida dos idosos. Os aplicativos utilizados na atualidade facilitam a vida dos cidadãos, sendo assim, os cursos podem colaborar para a adequação dos idosos aos novos meios de comunicação”, finalizou o prefeito.

Giancarlo Andreso

Fotos: Sandro Fonseca