14/10/2024   Educação

Aulas de Campo: Promovendo Bem-Estar e Consciência Ambiental nas Crianças

As práticas corporais de aventura têm se mostrado eficazes em proporcionar sensações positivas, como prazer e bem-estar, além de contribuir para a (re)construção da identidade individual. Para explorar ao máximo esses benefícios, as aulas de campo são essenciais. Elas proporcionam às crianças momentos de vivência intensa e sensações compartilhadas com os colegas. Aprender ao ar livre, ou “aprender fazendo”, não só cria memórias duradouras, mas também desenvolve uma maior consciência ambiental, incentiva o pensamento independente e torna a aprendizagem um processo desafiador e empolgante.

O objetivo dessas atividades é incentivar as crianças a adotarem essas práticas e a compartilharem essa experiência com suas famílias, promovendo passeios e diversão nos finais de semana e feriados, com diversas opções de atividades esportivas.

Com esse intuito, foi realizada uma aula de campo especial no Parque Linear Rio Timbu, envolvendo alunos selecionados pelos professores de Educação Física. A aula ocorreu entre os dias 16 a 20 de setembro, com a participação de 12 escolas da rede municipal de ensino de Campina Grande do Sul.

Antes do passeio, foi abordada a importância da alimentação saudável, com os professores destacando os benefícios dos alimentos naturais em nossa vida e saúde. No dia da aula de campo, houve um piquenique preparado pelos alunos com lanches saudáveis, aprendendo a diferenciar alimentos saudáveis dos industrializados.

Essa iniciativa visa não apenas promover a saúde e o bem-estar, mas também fortalecer os laços familiares e a consciência ambiental desde cedo.