PORTAL DE NOTÍCIAS

03/01/2017   Governo   Eventos

Bihl Zanetti toma posse e reforça que trabalhará para fortalecer a democracia

O advogado Bihl Zanetti tomou posse como prefeito de Campina Grande do Sul na tarde deste domingo, dia 1º. A cerimônia, realizada no Teatro Municipal José Carlos Zanlorenzi e organizada pela Câmara, também reconduziu Nilson de Jesus Pires Falavinha ao cargo de vice-prefeito e empossou os 11 vereadores eleitos para a gestão 2017-2020, que é a 16ª legislatura do município.

 

“É a realização de um sonho. Sinto-me privilegiado pela honra de fazer parte da história do nosso município”, disse o novo chefe do Poder Executivo. “Trabalharemos próximos da população e governaremos para todos. Afinal, é nas diferenças que se fortalece a democracia e esse é o nosso principal objetivo”, destacou.

 

Primeiras medidas

 

Bihl reforçou que priorizará as áreas da Saúde, Educação e Segurança e também falou sobre projetos para o Desenvolvimento Social, como a criação do Departamento Anti-Drogas e dos Portadores de Necessidades Especiais, e para a Infraestrutura, entre eles a continuidade do programa de pavimentação.

 

Na área da Educação, ele anunciou que as principais metas serão colocar em prática o Plano Municipal de Educação, o Plano de Cargos e Salários e a Gestão Democrática. Outra ação será ampliar a oferta de atividades culturais e esportivas para crianças e adolescentes no contraturno escolar. Entre as primeiras medidas na área da Saúde, citou a informatização do sistema, que dará mais eficiência ao controle e agilizará as demandas.

 

O novo prefeito ainda falou sobre a criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que incorporará as áreas de Indústria, Comércio, Turismo e Agricultura. Outra novidade da nova administração municipal é o Contrato de Gestão, que estipulará metas específicas para cada área com prazo a serem cumpridas.

 

Presenças

 

A transição do cargo contou com a presença do ex-prefeito Luiz Assunção, que fez a entrega simbólica das chaves e da prestação de contas prefeitura. “Estamos entregando a casa com as contas em dia, dando todas as condições para o Bihl honrar os seus compromissos, o que com certeza ele fará”, afirmou Assunção, que também acompanhou Bihl em sua primeira entrada na prefeitura como prefeito, na manhã de segunda-feira, dia 2.

 

Em seu discurso, Bihl fez referência aos ex-prefeitos que participaram da solenidade. Além de Assunção, estavam presentes Marco Caron, Nelise Dalprá – que compõe o secretariado na pasta da Cultura - e Toco Zanetti, pai de Bihl, que esteve à frente do cargo por quatro mandatos. “É a primeira vez em que um filho de prefeito assume a prefeitura. Para mim, é um privilégio ter tido dentro de casa o exemplo do meu pai”, enfatizou. Quem também compôs a mesa diretiva da cerimônia de posse foi o promotor Octacílio Sacerdote Filho, representando o Poder Judiciário.

 

Em seguida, Bihl apresentou os secretários municipais e cumprimentou os vereadores empossados. “Fiquei feliz com o quadro. Acredito que trabalharemos unidos com o Legislativo em busca do bem maior, que é o bem-estar da população”, comemorou.

 

Ele explicou que a escolha do secretariado foi baseada em dois requisitos: conhecimento na área da gestão pública e idoneidade. “Mesclamos a experiência administrativa de alguns com novas forças jovens. Acreditamos que essa combinação dará o equilíbrio que buscamos para a administração. Além disso, todos são ficha limpa. Afinal, com a crise moral que o Brasil enfrenta, é preciso dar bons exemplos”, disse. 

 

Bihl é advogado especialista em Direito Público, procurador de carreira do município e até o ano passado ocupava o cargo de procurador jurídico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu). Ele foi eleito com 16.398 votos, o que corresponde a mais de 77,51% dos votos válidos.

 

A cerimônia de posse também foi marcada por uma série de homenagens. A primeira-dama entregou um presente ao marido, que a retribuiu com um buquê de flores. Em seguida, foram homenageadas a ex-primeira-dama, Janete Assunção, e a esposa do vice-prefeito, Tatiana Fernandes. Ainda foram homenageados os ex-prefeitos presentes.

 

Legislativo

 

Os vereadores empossados são: Amarildo Alegro Bandeira, Ana Carolina Mascarenhas Ferrer, Anderson de Jesus Cardoso, Cilon Júnior Antunes de Souza, Cleverson Antonio Cordeio Daprá, Eugênio Zanona, Felipe Veiga, Geraldo de Souza, Lucas Sehnem, Sérgio Cavagni e Venício dos Santos Ferreira. Amarildo, Cleverson, Eugênio e Serginho foram reeleitos. Carol, Cilon, Anderson e Felipe assumem o cargo pela primeira vez. Lucas e Venício já foram vereadores e retornam ao legislativo.

 

Após a posse, foi realizada a eleição da nova mesa diretiva da Câmara Municipal, que reconduziu Serginho à presidência. O vice-presidente é Amarildo, o primeiro-secretário, Eugênio Zanona e o segundo-secretário, Anderson de Jesus.

 

 

Fotos