PORTAL DE NOTÍCIAS

15/06/2023   Social  

Campina Grande do Sul participa do movimento Junho Violeta e reforça o compromisso com a proteção dos direitos da pessoa idosa

Nesta quinta-feira, dia 15, é o Dia Mundial de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa, que simboliza a luta pelos direitos dos idosos. A data foi criada em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa, e é marcado por ações de mobilização e sensibilização por todo o mundo, usando a cor violeta como símbolo.

A Prefeitura de Campina Grande do Sul está participando do movimento Junho Violeta, e intensificará neste mês as ações de conscientização contra maus-tratos e violência contra a pessoa idosa junto a sociedade, já realizadas durante todo o ano.

A secretária municipal de Ação Social, Família e Cultura, Vanessa Dal Ponte, reforça a importância das ações propostas para o período. "Respeitar e garantir os direitos dos nossos idosos, conscientizar sobre a necessidade de manter a dignidade humana, sobretudo para a pessoa idosa, é contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária", disse Vanessa.

A atuação da secretaria ainda envolve ações visando promover atividades que incentivam o envelhecimento saudável e a troca de experiência como forma de prevenir a ruptura de vínculos sociais e comunitários, possuindo inclusive um centro especialmente destinado ao idoso, o CCI - Centro de Convivência do Idoso, localizado no bairro Araçatuba.

Para mais informações sobre as ações voltadas aos idosos da Secretaria Ação Social, Família e Cultura, procure o CAIS ou CRAS mais próximo de sua residência.

Canal de denúncia

A violência contra a pessoa idosa é uma grave violação dos direitos humanos e deve ser combatida com o apoio de toda a sociedade. O Disque 100 (Disque Direitos Humanos) é um canal para denunciar casos de violação de direitos humanos contra o idoso.