23/08/2023   Meio Ambiente e Agricultura   Bem Estar Animal

Castra pet Campina realiza ação nos bairros Santa Rosa e Cohapar

A Prefeitura de Campina Grande do Sul, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura realizou mais uma etapa do Programa Castra pet Campina. Desta vez a ação ocorreu na quadra de esportes do bairro Santa Rosa e da Cohapar e atendeu aos moradores dos bairros Cohapar, Jardim Santa Rosa, Jardim Santa Angelina e Jardim João Paulo II. Foram realizadas cerca de 200 castrações de cães e gatos de moradores e tutores destas localidades que se inscreveram previamente no programa.

As cirurgias são realizadas na unidade móvel própria do município com equipe profissional contratada.

Esta é a segunda etapa deste programa que foi lançado no município no mês de maio que atendeu moradores da região da Praça CEU no Jardim Flórida.

“Estamos realizando as castrações em determinadas regiões do município de acordo com cronograma e cadastro que é realizado previamente pelo Departamento de Bem-estar Animal da nossa Secretaria. Nosso objetivo é oportunizar a castração dos animais aos donos e tutores, diminuindo a ocorrência de animais que são abandonados por conta das crias indesejadas e também chamar a atenção da população para o combate aos maus-tratos contra dos animais”, explicou o Secretário da pasta, Júnior Bandeira.

Para o prefeito Bihl Zanetti, o Castra pet Campina é um programa que dá maior atenção às políticas públicas que envolvem os projetos de bem-estar e proteção animal.  “O Programa Castra pet Campina foi criado pensando no bem-estar animal e na intenção de minimizar o crescimento desenfreado da população de cães e gatos, inclusive para o controle da saúde pública. Vamos aos poucos atender cada bairro da cidade e buscar ampliar esse atendimento para outras localidades de acordo com as demandas da Secretaria de Meio Ambiente. Esse é nosso compromisso!” concluiu o prefeito.

Sobre o pré-cadastro de animais:
Os pré-cadastros para as castrações podem ser feitos a qualquer momento na Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, pelo telefone (41) 3676-8145. Posteriormente, os responsáveis são convocados conforme forem ocorrer as ações nos bairros, respeitando sempre a ordem da lista de espera. Um dos requisitos obrigatórios para participar do programa é assistir previamente uma palestra ministrada por profissionais da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura.