PORTAL DE NOTÍCIAS

01/11/2023   Infraestrutura DEFESACIVIL  

Chuvas causam danos em estradas do interior de Campina Grande do Sul; duas estradas seguem interditadas. Copel reduz vazão do vertedouro e Represa do Capivari já baixou 80 centímetros.

Ao menos 10 estradas municipais que dão acesso para vários bairros e localidades do interior de Campina Grande do Sul sofreram consequências com as fortes chuvas que caíram no município na última semana. Duas delas permanecem interditadas; a Estrada que liga a Terra Boa ao Barro Branco e a Estrada Municipal Geraldo de Paula Vieira – localidade Vila Bonfim. Não há pessoas desalojadas ou desabrigadas até o momento.


O Corpo de Bombeiros, em colaboração com a Defesa Civil Estadual, estão acompanhando a situação das famílias ilhadas na região de Barra da Cruz, inclusive providenciando suprimentos fornecidos pela Secretaria de Ação Social do município.


Vertedouro
Considerando a dissipação da chuva que estava prevista para o dia 31/10/2023, a Copel reduziu a vazão vertida na usina hidrelétrica de Governador Parigot de Souza-GPS, desde às 17horas do dia 31 de outubro. O volume na Represa do Capivari já está quase em sua normalidade e reduziu nas últimas 24 horas cerca de 80 centímetros.


Caso a vazão do vertedouro da Represa diminua progressivamente, é possível que o mesmo seja fechado até o final de semana do feriado, garantindo maior segurança à população.

Previsão
De acordo com informações da Defesa Civil do município todas as ocorrências geradas na última semana foram concluídas. Os esforços agora estão concentrados na conclusão dos serviços pela Secretaria de Infraestrutura em locais afetados por quedas de barreiras em vias públicas.
Previsões indicam que as chuvas podem diminuir até a sexta-feira (03/11), com possibilidade de chuvas moderadas apenas nesse dia, seguidas de uma melhora gradual no tempo durante o final de semana.

O mês de outubro foi marcado por índices pluviométricos consideravelmente acima da média mensal que é de 123 milímetros. Destaque para a região do interior que registrou precipitações superiores a 400 mm, sendo o Bairro Barragem o local com o maior registro, atingindo um total de 506 milímetros.


Estradas
Quase todas as estradas de saibro do município sofreram com alagamentos e deslizamentos.


SITUAÇÕES DE DESLIZAMENTOS:

Interditada- Estrada Municipal Marcolino Augusto Miano – Localidade Barro Branco – Um ponto de deslizamento de terra da estrada, comprometendo aproximadamente um terço da largura da via, trânsito interditado para trabalho das equipes nos serviços de terraplanagem para alargamento da via, previsão de liberação após feriado (07/11).


Interditada - Estrada Municipal Geraldo de Paula Vieira – Localidade Vila Bonfim – Queda de árvore e um ponto de deslizamento de terra da estrada, comprometendo aproximadamente metade da largura da via. Trânsito interditado para trabalho das equipes nos serviços de terraplanagem para recomposição da área que cedeu. Previsão de liberação 02/11.


Trânsito livre - Estrada Municipal Antonio Kowalski – Localidade Represa – Alguns pontos de deslizamentos de terra de taludes na estrada, trânsito livre, equipes já removeram parte dos deslizamentos, previsão de conclusão 01/11.


Trânsito livre - Estrada Municipal Pedro Vuiesko – Localidade Ribeirão Vermelho – Alguns pontos de deslizamentos de terra de taludes na estrada, trânsito livre, equipes já removeram os deslizamentos.


Trânsito livre - Estrada Municipal Maria Cordeiro dos Santos (Figueira entre BR’s) – Localidade Jaguatirica – Alguns pontos de deslizamentos de terra de taludes na estrada, previsão de conclusão (07/11).


Trânsito livre - Estrada da Figueira – Localidade Figueira – Alguns pontos de pequenos deslizamentos de terra de taludes na estrada, trânsito livre, previsão de conclusão (07/11).

Trânsito livre - Estrada da Torre – Localidade Ribeirão - Alguns pontos de pequenos deslizamentos de terra de taludes na estrada, trânsito livre, previsão de conclusão até (07/11).

Trânsito livre - Estrada Municipal Manoel Gonçalves Bandeira – Localidade Barragem - Um ponto de deslizamento de terra da estrada, mas não chegou a comprometer a largura da via.

Trânsito parcial - Estrada Municipal Antonio Gimenez - Alguns pontos de deslizamentos de terra de taludes na estrada, trânsito parcialmente bloqueado, previsão de conclusão (07/11).

Totalmente liberada no dia 30/10.- Estrada Ricieri Nivanor Bernardi – Bairro Olhos d’água – Queda de árvore no dia 28/10, equipes fizeram ação emergencial no mesmo dia para liberação parcial da via e de acesso aos moradores.

Notícias
Recentes

Revitalização da rua João Trevisan no Jardim Paulista

Prefeitura realiza importantes melhorias com investimento na infraestrutura urbana

LEIA MAIS
Acesso ao bairro Chácaras Olhos D´água é transformado com asfalto e sistema de drenagem

A Avenida Ricieri Nivanor Bernardi passou por uma significativa transformação no trecho que se estende desde a Rodovia do Caqui até a sede da APAE

LEIA MAIS