PORTAL DE NOTÍCIAS

20/11/2021   Educação  

Escolas municipais trabalham em sala de aula o Dia da Consciência Negra

Hoje, dia 20/11, é celebrado em todo o país o Dia Nacional da Consciência Negra. A data faz referência à morte de Zumbi, um dos líderes do maior quilombo da história do Brasil, o Quilombo dos Palmares. A ocasião é dedicada à reflexão para discutir o racismo e promover a ideia de integração igual da população negra na sociedade.

A Lei nº 10.639 de 2003 tornou obrigatório em todas as escolas do país, o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana, a luta e a formação dos negros na sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política, pertinentes à História do Brasil.

Para marcar o dia, as escolas da rede municipal de ensino recordaram a data, desenvolvendo com os alunos atividades voltadas à valorização desta cultura, com representações musicais, danças e literatura infantil.

Os ambientes educacionais são espaços privilegiados para promover a eliminação de qualquer forma de preconceito, racismo e discriminação, fazendo com que as crianças, desde muito pequenas compreendam e se envolvam conscientemente em ações que conheçam, reconheçam e valorizem a importância dos diferentes grupos étnicos raciais para a história e cultura brasileira.

 “Essa é uma das responsabilidades da escola mais importantes na educação das crianças, ensinar e educar valores humanos e sociais, sendo necessário ter um olhar cuidadoso para abordar o tema”, destacou a secretária municipal da educação, Simone Ferrarini de Souza Millek.

Fotos

Notícias
Recentes

Revitalização da rua João Trevisan no Jardim Paulista

Prefeitura realiza importantes melhorias com investimento na infraestrutura urbana

LEIA MAIS
Acesso ao bairro Chácaras Olhos D´água é transformado com asfalto e sistema de drenagem

A Avenida Ricieri Nivanor Bernardi passou por uma significativa transformação no trecho que se estende desde a Rodovia do Caqui até a sede da APAE

LEIA MAIS