20/05/2022   Educação Segurança

GCM nas escolas: DEPTRAN realiza palestras e distribui cartilha educativa do Maio Amarelo

A Secretaria Municipal de Ordem Pública e Segurança, por meio do DEPTRAN - Departamento Municipal de Trânsito em conjunto com a Guarda Civil Municipal - GCM, na semana passada, deu início às ações em atenção ao movimento “Maio Amarelo”, visando a conscientização para a segurança no trânsito.

Entre as ações, foram destaques as palestras educativas realizadas junto às turmas de quinto ano das escolas municipais José Eurípedes Gonçalves, Augusto Staben, Lucídio Florêncio Ribeiro e Santa Letícia, aplicadas pelo supervisor da GCM, Marcelo Souza, e pelo agente Evandro Moraes, que compõem o Grupamento de Trânsito. As palestras tiveram como foco principal ensinar as crianças sobre a atenção e respeito à sinalização das vias, o uso da faixa de pedestres, a utilização adequada do cinto de segurança e dos dispositivos de retenção para crianças, como o bebê conforto e a cadeirinha. Também foram abordados temas como o uso de celulares na direção e a embriaguez ao volante, grandes responsáveis por altos índices de acidentes com mortes no trânsito.
Ainda, os alunos receberam a cartilha "EDUCA, EDUCAÇÃO PARA MOBILIDADE CONSCIENTE" para ser trabalhada em sala de aula pelos professores, com objetivo de promover o respeito e a responsabilidade no trânsito. Como última tarefa da cartilha, as crianças foram incentivadas a elaborar uma propaganda com o tema “trânsito seguro”, a partir da confecção de um desenho e um slogan, sendo que o DEPTRAN escolherá a propaganda mais criativa a qual será publicada nas redes sociais da Prefeitura.

“Ensinar as crianças sobre o respeito e a educação no trânsito é o melhor jeito de se buscar um trânsito mais seguro, visto que são elas os futuros usuários do trânsito. Ainda, é certo que a criança difundirá o conhecimento adquirido dentro da sala de aula e passará a cobrar de seus pais e familiares o respeito à legislação e à sinalização de trânsito. O trânsito mais seguro é aquele decorrente de ações conscientes por parte dos motoristas e também dos pedestres e nada melhor do que implantar esse conhecimento logo no início da vida do cidadão, enquanto se está formando o seu caráter.”, destacou o secretário de Ordem Pública e Segurança, Jefferson Rosa Cordeiro.
O prefeito Bihl Zanetti reforçou a importância da iniciativa: “Queremos transmitir a mensagem dessa importante campanha em favor da vida e nada melhor do que trabalhar isso com a educação nas escolas, promovendo a consciência desde cedo com as crianças, para um trânsito mais solidário, respeitoso e seguro. Esse é o caminho certo.”, finalizou o prefeito.

Na Internet, os sites e perfis oficiais da Prefeitura também realizam a divulgação da campanha voltada a educar e conscientizar sobre atitudes que podem preservar vidas.
Com o slogan do Maio Amarelo 2022 “Juntos salvamos vidas” as mensagens fazem alusão às medidas que podem fazer a diferença entre a vida e a morte no trânsito.

Recentes

Prefeitura inaugura o Centro Municipal de Profissionalização Norival Bernardi

Equipamento visa reforçar o acesso à formação profissional onde vai oferecer cursos de Tecnologia da Informação (TI), costura, beleza, cozinha industrial e mais duas salas para outros cursos, tanto comercial quanto industrial.