PORTAL DE NOTÍCIAS
Município apresenta Programa de Bem-Estar Animal
A apresentação foi feita em um encontro que reuniu ONGs, clínicas veterinárias e cuidadores de animais
A Prefeitura de Campina Grande do Sul apresentou, na última segunda-feira (8), o Programa de Bem-Estar Animal, que está sendo elaborado pelo Departamento de Meio Ambiente. A apresentação foi feita em um encontro que reuniu ONGs, clínicas veterinárias e cuidadores de animais do município.
"Demos início aos estudos para a criação do programa com o censo dos cães e gatos de rua, que está em fase final. A partir disso, conheceremos os pontos mais críticos do município e pretendemos começar por eles a castração e a microchipagem dos animais", explica a diretora de Meio Ambiente, Andréia Del Zotto.
Durante a reunião, foram apresentados detalhes sobre a elaboração do programa e coletadas várias sugestões. Além de políticas públicas de controle de zoonoses, estão previstas estratégias de primeiros-socorros a animais atropelados ou em situação de maus tratos.
"Em princípio, vamos atender os animais de rua. Na sequência, queremos contemplar animais de famílias com cadastro no CadÚnico", conta Andreia.
Com a microchipagem, também será possível localizar cachorros roubados e fugidos. O banco de dados deverá ser disponibilizado no site da prefeitura e ser acessível a todos. Esse cadastro ainda permitirá o acesso à situação de vacinas, castração, entre outros.
O Programa de Bem-Estar Animal será apresentado à Câmara Municipal em forma de Projeto de Lei. A previsão é que isso aconteça em 90 dias.
Além da equipe do Departamento de Meio Ambiente, participaram da apresentação do Programa de Bem-Estar Animal representantes da Procuradoria-Geral e da Vigilância em Saúde. Também estiveram presentes a primeira-dama, Fabiana Zanetti, e os vereadores Cleverson Dalprá, Felipe Veiga, Lucas Sehnem, Sérgio Cavagni e Venício Ferreira.