PORTAL DE NOTÍCIAS

29/05/2024   Educação  

Prefeitura entrega Cantinhos da Leitura para as Escolas Municipais da rede de ensino para estimular o hábito da leitura entre os alunos

Na manhã segunda-feira, dia 27/05 a equipe da Secretaria Municipal da Educação organizou na Escola Municipal Ulisses Guimarães – Caic, um encontro para os professores das turmas de 1º e 2º ano de todas as Escolas Municipais que são participantes da Ação Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e realizou a entrega de kits do Cantinho da Leitura. 

O que são os Cantinhos da Leitura? 

Os Cantinhos da Leitura são kits compostos por mini estantes de madeira, tapetes, fantoches, caixas organizadoras e almofadas. Esses materiais foram adquiridos a partir de verbas do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) para auxiliar os professores no desenvolvimento da leitura em crianças que estão no nível de alfabetização.

Ampliação do Acervo: 

Cada escola receberá um Cantinho da Leitura completo e receberá também livros de literatura comprados com recursos do município. Posteriormente, o acervo será ampliado com títulos de literatura infantil do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD Literário.

Importância das Rotinas de Leitura: 

A secretária da Educação, Simone Ferrarini de Souza ressaltou que “Todas as nossas Escolas são elegíveis para receber o investimento para os primeiros anos do ensino fundamental. Esse material pode colaborar com o trabalho dos professores, tornando as aulas mais atraentes e significativas para as crianças”, disse.

Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: 

Essa ação foi criada em colaboração entre a União, os Estados, Distrito Federal e os municípios para garantir o direito das crianças brasileiras à alfabetização. As escolas elegíveis para receber os Cantinhos da Leitura atenderam a critérios específicos, como ter matrículas de estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, serem representadas por Unidades Executoras Próprias (UEx), estarem adimplentes junto ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e estarem devidamente cadastradas no PDDE  Web (Programa Dinheiro Direto na Escola).

Em resumo, os Cantinhos da Leitura são uma iniciativa valiosa para promover o gosto pela leitura desde a infância, contribuindo para a formação de cidadãos alfabetizados e críticos.

Fotos