28/03/2023   Saúde   Eventos

Prefeitura realiza 14ª Conferência Municipal de Saúde 2023

No último dia (23), a Prefeitura de Campina Grande do Sul  por meio da Secretaria de Saúde, realizou a 14ª Conferência Municipal de Saúde que abordou neste ano o tema: "Direitos e Deveres do Cidadão", no Teatro Municipal Jose Carlos Zanlorenzi.

Diante às Pré-Conferências de Saúde realizadas durante o mês de março nos três distritos sanitários que atendem o município, Distrito de Paiol de Baixo, Distrito da Sede e Distrito do Jardim Paulista,  que apresentaram suas reivindicações através das propostas da população presente.

Aprovação

Ao todo foram recebidas aproximadamente 300 reivindicações cujo os cinco grupos de trabalho que foram formados, discutiram na conferência e extraíram três propostas de cada um que  que foram para apreciadas e votadas pelos delegados designados de cada segmento, e posteriormente aprovadas.

A Conferência tem o intuito de avaliar e analisar a situação de saúde do município e formular diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde. Além de sensibilizar às pessoas na participação dos diversos setores da sociedade.
Além disso, a Conferência efetuou uma palestra apresentada pelo diretor geral da Secretaria do Estado da Saúde, Nestor Weber Junior.

Acima da média

O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Campina Grande do Sul, Valdívio Mendes de Oliveira, avalia de forma positiva a participação na Conferência. “Foi um evento acima da média, muito bem organizado e as propostas apresentadas bastante pertinente às demandas da nossa cidade” disse Valdívio.

Das 15 propostas apresentadas, três serão pauta na Conferência Estadual de Saúde. Entre alguns temas foram citados:
1 - Revisão e Ampliação dos medicamentos da cesta básica;
2 - Regulamentação dos leitos psiquiátricos;
3 - Elaboração de Projetos em parceria com o Estado, através da Escola Pública de Gestão realizar capacitação dos servidores da Saúde;
4 - Ampliação do espaço físico da Secretaria de Saúde.