PORTAL DE NOTÍCIAS

12/09/2017   Infraestrutura  

Programa Bem-Estar Animal contabiliza 24 mil cães e gatos no município

Campina Grande do Sul possui aproximadamente 20.871 cães e 3.130 gatos. A estimativa, apurada pelo "Programa Bem-Estar Animal, Guarda Responsável e Controle Populacional de Cães e Gatos por Meio de Esterilização Cirúrgica", confirma os dados do último levantamento do IBGE. Deste total, cerca de 1.043 cães e 156 gatos são de rua.  

 

O censo foi a primeira etapa do programa, lançado pela prefeitura em fevereiro. Também está autorizada a licitação para a compra do veículo que fará o transporte dos animais até as clínicas credenciadas para a esterilização cirúrgica. A contratação de um médico veterinário responsável pelo projeto, cadastrado junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) - requisito para a realização destes procedimentos - está em andamento.

 

A previsão é que palestras com foco na guarda responsável sejam realizadas nas escolas municipais em outubro. As castrações e microchipagens devem ser iniciadas em 2018 em virtude da necessidade de previsão orçamentária anual.

 

"Nossa intenção é controlar a natalidade de cães e gatos no município, pois muitos são abandonados e  vivem sem condições de saúde adequadas. Sem cuidados, hoje esses animais sofrem e oferecem riscos à população, como a disseminação de doenças e agressões", disse o prefeito Bihl Zanetti.

 

O programa é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Logística, por meio do Departamento de Meio Ambiente. Também tem o apoio da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação.

 

"Os animais de rua serão atendidos na primeira etapa do projeto de castração. Em seguida, a previsão é que as medidas sejam estendidas a animais de famílias carentes inscritas no CadÚnico", explica Andreia Del Zotto, diretora de Meio Ambiente. 

Notícias
Recentes

Revitalização da rua João Trevisan no Jardim Paulista

Prefeitura realiza importantes melhorias com investimento na infraestrutura urbana

LEIA MAIS
Acesso ao bairro Chácaras Olhos D´água é transformado com asfalto e sistema de drenagem

A Avenida Ricieri Nivanor Bernardi passou por uma significativa transformação no trecho que se estende desde a Rodovia do Caqui até a sede da APAE

LEIA MAIS