Portal de Notícias

24/03/2025     Saúde  

Programa Cuidando da Maternidade tem primeiro encontro de 2025

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hospital Angelina Caron, iniciou mais uma edição do programa Cuidando da Maternidade, uma iniciativa voltada para levar informações essenciais sobre o período gravídico-puerperal às gestantes do município. O programa tem como objetivo proporcionar um acompanhamento mais humanizado e qualificado às futuras mães, garantindo que elas recebam orientações fundamentais para uma gestação saudável e um pós-parto tranquilo.

O primeiro encontro aconteceu na tarde do dia 20 de março, com o tema "Cuidando das Emoções", ministrado pela psicóloga do Hospital, Alissandra Malvezi. A palestra abordou temas como autoestima, sinais de alterações emocionais, autoconhecimento e a importância da rede de apoio. A profissional destacou a relevância do cuidado com a saúde mental durante a gravidez, ressaltando que o bem-estar emocional da gestante reflete diretamente na saúde do bebê.

Além disso, as gestantes participaram da oficina "Aleitamento e Vínculo", conduzida pela enfermeira obstetra do município, Winny Matozo. A oficina trouxe informações essenciais sobre o aleitamento materno, com dicas práticas de como se preparar emocionalmente para a amamentação, principalmente nas primeiras semanas de vida do bebê. Durante a oficina, foram abordadas técnicas de pega correta, posições para amamentação e os benefícios do aleitamento para o desenvolvimento infantil e o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho.

A abertura do programa contou com a presença da Secretária de Saúde, Marilda Schwartz, que reforçou o compromisso da gestão municipal com a saúde materna e infantil. Em sua fala, a secretária destacou a importância de iniciativas como essa para oferecer suporte e segurança às gestantes, garantindo que todas tenham acesso a informações de qualidade e um acompanhamento adequado.

As próximas palestras do programa trarão temas essenciais como pré-natal, parto, amamentação, cuidados com o bebê, calendário vacinal, entre outros. O cronograma foi elaborado para contemplar todas as etapas da gestação e do puerpério, proporcionando um espaço para esclarecimento de dúvidas e troca de experiências entre as gestantes.

As inscrições para o programa estão abertas a todas as gestantes do município e podem ser feitas nas recepções das unidades de saúde. Para garantir a participação de todas, a Prefeitura disponibiliza transporte saindo de cada unidade de saúde, facilitando o deslocamento das gestantes até o local dos encontros.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que esse tipo de iniciativa é fundamental para promover o bem-estar das futuras mães e garantir um início de vida saudável para os bebês. Todas as gestantes são incentivadas a participar, pois cada encontro traz conhecimentos essenciais que podem fazer a diferença no dia a dia da maternidade.

Para mais informações sobre o programa Cuidando da Maternidade, entre em contato pelo telefone (41) 3162-7150.

Cmei adota sistema de buffet infantil para estimular autonomia das crianças

Prática permite que estudantes sirvam as próprias refeições com orientação das educadoras.

LEIA MAIS
Prazo do alistamento militar obrigatório entra na reta final em Campina Grande do Sul

Alistamento pode ser feito online ou na Junta Militar do município

LEIA MAIS
Alunos da Rede Municipal recebem kits escolares e uniformes em Campina Grande do Sul

Ação contempla alunos da educação infantil e do ensino fundamental

LEIA MAIS
Educação de Campina Grande do Sul promove formações sobre inclusão e planejamento pedagógico na rede municipal

Encontros reuniram profissionais da educação para orientar a elaboração de Estudo de Caso e do Plano de Ensino Individualizado (PEI)

LEIA MAIS
Ir para o inicio Ir para o rodapé Ir para o menu