PORTAL DE NOTÍCIAS

06/05/2022   PMCGS  

Saneamento básico é destaque no município

Campina Grande do Sul é destaque no ranking de Indicadores do saneamento básico, analisados pelo Instituto Trata Brasil, ocupando a 3ª posição entre os municípios que fazem parte do Primeiro Anel da Grande Curitiba. O ranking considerou as informações mais recentes (referentes ao ano de 2020) do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS. 
Segundo o Instituto, o município aparece com o índice de 84,7% de esgoto tratado com relação a água consumida. Com esse indicador, Campina Grande do Sul possui um dos melhores índices do País.

Os números do estudo apontam ampliação constante na rede de saneamento. Os dados do Trata Brasil citam que o município possui  uma extensão de 180,42 Km de rede de esgoto, com evolução constante em um curto período.

Os estudos do Trata Brasil mostram as vantagens da expansão da rede de esgoto, dos quais podemos destacar a valorização imobiliária, econômica e até a diminuição da proliferação de doenças que podem trazer riscos à saúde e a qualidade de vida da população.

Recentemente o município conseguiu junto ao Governo do Estado a obra de saneamento com ampliação da rede de esgoto na Área Industrial do município - Cicamp, além da melhoria da estação de tratamento do Engenho Velho. Essas obras totalizam o valor de R$ 8,5 milhões.
 
Segundo o prefeito Bihl Zanetti, a meta é estar com 90% de todo o território atendido com rede coletora e tratamento de esgoto até dezembro de 2024, o que tornará Campina Grande do Sul líder da grande Curitiba nesse quesito.

Fotos: Diego Tiller/PMCGS

Fotos