21/06/2022   Social

Teatro Municipal José Carlos Zanlorenzi é reinaugurado após passar por ampla reforma, restauração e melhorias

A noite de 20 de junho foi marcada pela reinauguração do Teatro Municipal José Carlos Zanlorenzi, durante a abertura da 1ª Semana Cultural de Inverno de Campina Grande do Sul. O evento teve a presença de grande público e a apresentação da Orquestra Cordas do Iguaçú de Tunas do Paraná, com a participação de integrantes da Orquestra Sinfônica do Paraná.

O prédio do Teatro Municipal passou por um grande processo de reforma e restauração e esta foi a primeira grande obra de melhoria desde a sua inauguração. Foram executadas obras que modernizaram a fachada, a cobertura do hall de entrada, construídas rampas de acessibilidade, na rede elétrica, nova iluminação, camarins, banheiros, troca de carpete tanto do piso como das paredes, troca de cortinas, assoalho do palco, foram reformadas as cadeiras e estofamentos, bem como ampliado o espaço das coxias. O valor total do investimento perfez o montante de R$ 290.000,00 realizado com recursos próprios do município.

A secretária de Ação Social, Família e Cultura, Vanessa Dal Ponte, destacou a importância da utilização do espaço do teatro, nas atividades que integram a sua pasta. “Ter um espaço como este, onde podemos desenvolver as atividades da cultura com as crianças e os jovens que participam de nossos projetos e contribuir no desenvolvimento humano e pessoal de cada um é sensacional”. A secretária encerrou o seu discurso com uma citação do sociólogo brasileiro Herbert José de Souza, o Betinho: “Um país não muda pela sua economia, sua política e nem mesmo sua ciência; muda sim pela sua cultura”.

O vice-presidente da Câmara Felipe Veiga, em seu discurso, falou sobre a motivação em ver o espaço do teatro revitalizado. “Parabenizo o prefeito Bihl Zanetti e a todos os envolvidos nessa obra de revitalização do Teatro Municipal. Uma das grandes motivações da minha participação na vida pública é a questão cultural. Quando falamos em cultura no meio público também é sobre o que a sociedade tem a oferecer. Já me apresentei aqui no palco do Teatro Municipal, quando estudei no Colégio Ivan Ferreira do Amaral Filho. Aprendi que a cultura também forma cidadãos e contribui com o desenvolvimento e o crescimento pessoal”.

O prefeito Bihl Zanetti falou sobre os investimentos realizados nas obras de revitalização do Teatro Municipal, e destacou: “Estou muito feliz em poder entregar de forma oficial à população o Teatro Municipal completamente revitalizado e com obras de melhorias em sua estrutura. É muito importante trabalhar a cultura no município, pois ela ajuda na formação de pessoas, resgata e desenvolve as tradições do município e da sociedade como um todo. O teatro é um espaço muito importante para a realização desse desenvolvimento. É muito gratificante por exemplo, participar dos eventos realizados com todos que participam dos projetos culturais na cidade. Tenho certeza que todo esse investimento realizado ajudará na formação de cidadãos do bem. Isso contribuirá para a diminuição dos problemas sociais, revertendo todo esse processo na construção de uma sociedade melhor, mais humana e mais responsável”.

Homenagem
    O evento teve como um dos destaques a homenagem feita ao Senhor José Carlos Zanlorenzi (in memorian), personalidade que denomina o espaço público, e seus familiares, que foram representados pela Senhora Roseli Zanlorenzi, viúva do homenageado e seus netos Viccenzo Zanlorenzi e Giancarlo Zanlorenzi acompanhado por Fernanda Altenburger.

O Srº José Carlos Zanlorenzi, nasceu em 15 de dezembro de 1951, em Campo Largo. Era filho de Carlos Jerônimo Zanlorenzi e Júlia Mocelim Zanlorenzi. Foi casado com Rozeli Maria Zanlorenzi, com quem teve dois filhos; Cleiton José e Clayson Roberto. Em 1972 veio residir em Campina Grande do Sul, no bairro Jardim Paulista, onde instalou a Distribuidora de Bebidas Zanlorenzi. Foi membro ativo da sociedade campinense, eleito vereador no mandato 1983-1988 e vice-prefeito no período de 1989-1992, exercendo sempre suas atribuições com grande competência e dignidade. José Carlos Zanlorenzi faleceu em 05 de agosto de 1994.

O prefeito Bihl Zanetti realizou no palco do Teatro Municipal o descerramento da placa da biografia do homenageado, que integrará o hall de entrada do Teatro Municipal.

Abertura do Festival Cultural de Inverno

Após a solenidade de reinauguração do Teatro Municipal, foi realizada a abertura da Semana Cultural de Inverno de Campina Grande do Sul, que trará em sua programação, apresentações musicais de diversos artistas regionais.

A apresentação da noite ficou por conta da Orquestra Cordas do Iguaçú, de Tunas do Paraná, sob a regência do maestro José Maria Magalhães, integrante da Orquestra Sinfônica do Paraná. O projeto desenvolvido no município de Tunas do Paraná, tem o objetivo de realizar a formação de crianças e adolescentes carentes como músicos instrumentistas. A Orquestra Cordas do Iguaçú apresentou um repertório com músicas clássicas de compositores famosos como Johann Sebastian Bach, Mozart, Osvaldo de Lacerda, entre outros.