PORTAL DE NOTÍCIAS
Agosto Dourado reforça apoio a amamentação com capacitação
Profissionais da Saúde da Mulher e Materno-Infantil do município promoveram entre os dias 26 e 31 de Agosto, rodas de conversa do Agosto Dourado, campanha que incentiva a amamentação. A ações foram direcionadas para mais de 50 mulheres nas Unidades de Saúde com foco nas gestantes, puérperas e mamães que amamentaram, enfatizando a importância do aleitamento materno.
As reuniões contaram com apoio multiprofissional com palestras na presença de médica, fonoaudióloga, nutricionista e cirurgiã dentista abordando as principais orientações e dúvidas que possam surgir no processo de amamentação,
Ato de amor
Para a Supervisora do Programa da Saúde da Mulher e Materno Infantil, enfermeira Scheyla Evana Iedowski Voss, esse tipo de ação visa o bem-estar e saúde da mãe e do bebê. “Amamentar é um processo que exige muito da mãe, precisa de muito apoio, e nós quanto secretaria de saúde estamos junto no apoio a essa causa” destacou Scheyla.
Ela ainda explica que além de garantir uma alimentação completa para o bebê, a amamentação também é um ato de amor. “Esse momento tão íntimo e carinhoso da maternidade deve ser valorizado não apenas pelas mamães, mas sim por toda a sociedade”.
Quase desistiu
Gabriela Kowalski Capote, moradora do Jardim Graciosa, mãe do bebê Pedro, de cinco meses, aponta que quase desistiu da amamentação, mas que com o trabalho feito pelas enfermeiras e grupo de apoio, conseguiu amamentar. “Recomendo que todas as gestantes e puérperas participem de eventos como esse. Sou grata à equipe que conduziu o Agosto Dourado. Hoje meu filho Pedro mama no peito graças ao que aprendi com elas” destacou Gabriela.
Essencial para a sobrevivência, a nutrição e o desenvolvimento nos primeiros meses de vida e no início da infância, o leite materno é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “alimento de ouro” para os bebês.