PORTAL DE NOTÍCIAS

29/03/2019   Infraestrutura  

Campina Grande do Sul lidera ranking de saneamento básico na Grande Curitiba

Campina Grande do Sul aparece entre os 16 municípios  mais  bem pontuados do Estado na classificação  “Compromisso com a Universalização”,  ficando como primeiro colocado entre as cidades da região metropolitana de Curitiba com menos de 100 mil habitantes, no II Ranking da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) publicado nesta semana. 


A pontuação máxima do ranking é de 500 pontos. Na edição de 2018, de acordo com os indicadores, os municípios foram reunidos em quatro grupos: Rumo à Universalização (pontuação acima de 489), Compromisso com a Universalização (de 450 a 489), Empenho para a Universalização (de 200 a 449,99) e Primeiros passos para a Universalização (abaixo de 200). 


Ainda conforme o ranking da Abes, Campina Grande do Sul possui um índice de 88,4% de atendimento a população com tratamento de redes de esgoto, 91,71% de coleta de resíduos sólidos e 99,48% de destinação adequada de resíduos sólidos. 


O prefeito Bihl Zanetti comemora o resultado. Segundo ele, a Prefeitura tem que continuar investindo em parcerias com os Governos Estadual e Federal nesse sentido. O chefe do poder executivo municipal diz que pretende aumentar os indicadores até 2020, já que o saneamento assegura a melhora da qualidade de vida da população. “Nos preocupamos muito com esta questão porque isso reflete diretamente na saúde do nosso povo. Cada real investido em saneamento, economiza-se cinco em saúde pública", explica Bihl Zanetti. 


Unicef alerta: falta de saneamento está entre as principais causas de mortalidade infantil

 

Estima-se que no mundo inteiro uma criança morre a cada cinco segundos em decorrência de causas preveníveis. Os dados são da Unicef em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A falta de acesso a água, exposição ao esgoto e outros fatores ambientais de risco, desnutrição e ausência de serviços básicos de saúde, segundo as entidades, estão entre os principais motivos que levam bebês de até um ano a óbito.

Fotos

Notícias
Recentes

Revitalização da rua João Trevisan no Jardim Paulista

Prefeitura realiza importantes melhorias com investimento na infraestrutura urbana

LEIA MAIS
Acesso ao bairro Chácaras Olhos D´água é transformado com asfalto e sistema de drenagem

A Avenida Ricieri Nivanor Bernardi passou por uma significativa transformação no trecho que se estende desde a Rodovia do Caqui até a sede da APAE

LEIA MAIS