21/06/2024   Educação Saúde VISA DEFESACIVIL

Campina Grande do Sul Mobiliza Comunidade em Campanha Contra a Dengue

A Prefeitura Municipal de Campina Grande do Sul realizou, no período de 18 a 21 de junho de 2024, a campanha "Campina Contra a Dengue" nos bairros Moradias Timbu, Jardim Água Doce, Santa Cecília, Vila Chacrinhas e Jardim Eugênia Maria, com a integração de diversas secretarias municipais, coordenadas pela vigilância em Saúde e pela Defesa Civil Municipal, com o objetivo de minimizar a proliferação de vetores e a disseminação da doença.

Realizaram-se vistorias em residências, orientações sobre limpeza e prevenção, remoção de resíduos e entulhos, coleta de pneus em borracharias e também foram entregues o livro da Família “Mosquito aqui não!’’.

Combate ao mosquito nas escolas

Em mais um importante passo para o enfrentamento do mosquito, foi realizado o ‘’DIA D’’ (19/06) de Conscientização contra o mosquito Aedes aegypti, por meio de palestras sobre Prevenção e Controle da Dengue, nas escolas Antônio José de Carvalho, Lucídio Florêncio Ribeiro e Ulisses Guimarães, escolas dos bairros atendidos pelo projeto, ministradas pela vigilância em Saúde. Os alunos também receberam livro “Mosquito aqui não!’’ demonstrando a importância da eliminação de focos do mosquito e reforçando seu papel de proteção junto à comunidade escolar.

O projeto significa que professores, alunos, familiares, profissionais e gestores da educação, acompanhado de serviços de saúde e seus trabalhadores e gestores, desempenham papéis fundamentais para o combate à dengue. A criação de ambientes saudáveis no dia a dia da população é crucial para o desenvolvimento humano e o bem-estar individual e coletivo, o que inclui o ambiente escolar. Uma comunidade escolar consciente e mobilizada é necessária para lidar com o mosquito.

Medidas Preventivas

- Tampar tonéis e caixas d’água;

- Manter calhas limpas;

- Virar garrafas com a boca para baixo;

- Colocar areia nos vasos de plantas;

- Manter lixeiras fechadas;

- Retirar pneus de locais expostos à chuva.

A Prefeitura enfatiza a importância da colaboração dos moradores na eliminação de focos do mosquito transmissor da dengue. Para mais informações, acessar o site www.campinacontradengue.com.br ou para denúncias, o contato é pelo telefone 3162-7185.

Fotos: Marcia Ferrarini e Emanuely Ceccon