24/06/2021   Educação

Educação Infantil Inclusiva conta com nova proposta pedagógica

A Secretaria da Educação realizou a entrega de apostilas adaptadas para 45 crianças matriculadas na Educação Infantil do município, visando dar acesso ao currículo, bem como ampliar as capacidades funcionais no uso e manuseio do material, auxiliando na aprendizagem e desenvolvimento das crianças.

Os materiais adaptados possibilitam autonomia e estimulam a participação das crianças juntamente com suas famílias no envolvimento com a tarefa.

O material inspirado em metodologia desenvolvida nos Estados Unidos, e que atualmente é utilizada no Brasil em contextos educativos e clínicos, denominado TEACCH.

O objetivo é estruturar o ensino por meio de recursos visuais e de fácil compreensão.

A Secretária da Educação, Simone Ferrarini de Souza Millek disse: “é uma proposta para que realmente o aluno e a família sintam-se incluídos no processo de ensino e aprendizagem, de forma lúdica e adaptada, assim favorecendo um melhor desempenho e interesse”.

Para que essa proposta pedagógica tenha o alcance esperado, a Secretaria da Educação conta com o auxílio das diretoras, apoio pedagógico, professoras e educadoras que atendem crianças da educação inclusiva, para repassar todas as orientações necessárias, frisando a importância da orientação e participação das famílias nesse processo.

Conforme relato da mãe Helen Caroline, o material fez diferença no processo inclusivo de sua filha que tem autismo: “o material adaptado faz toda a diferença para o desenvolvimento dos nossos filhos. Obrigado prefeitura Municipal de Campina Grande do Sul, e a todos envolvidos nesta linda ação".