09/09/2022   Saúde

Município entrega mais uma cadeira de rodas especial adaptada

A qualidade de vida e a locomoção do jovem Jhonatan Portela, de apenas 8 anos, portador de Síndrome de Angelman (doença genética que causa deficiência de desenvolvimento), mudou na manhã da sexta-feira (09) ao receber do município de Campina Grande do Sul, uma cadeira totalmente adaptada e sob medida. A entrega foi realizada diretamente pelo prefeito Bihl Zanetti em seu gabinete.
 Avó de Jhonatan, a moradora Marcília Ramos, da Barragem – no interior do município -, falou do quanto o equipamento vai mudar a vida de toda família. " Ele antes usava uma cadeira normal. Caiu várias vezes. Com essa nova cadeira toda adaptada, com ajustes, ele vai melhorar a postura, a maneira de sentar e o apoio dos pés. Sem contar na segurança e conforto.”, contou a avó que revelou que Jhonatan não quer descer mais da cadeira, tamanha a alegria.

Mais acessibilidade

A nova cadeira adaptada possui cinto, apoio para cabeça reclinável, além de tamanho apropriado, que proporcionará mais conforto no dia a dia de Jhonatan, tornando  essencial para sua locomoção e  descolamento até a escola Apae; acessibilidade no Centro de Ecoterapia  Rancho Dalprá, onde realiza reabilitação. Jhonatan também tem acompanhamento com a nutricionista do município no Centro de especialidades e faz tratamento com neuropediatra no Hospital de Clínicas.

Sensibilidade

O prefeito Bihl Zanetti, disse que é um trabalho que envolve o poder público em prol das pessoas com deficiência. Com essa entrega estamos quase zerando esta demanda, faltam apenas três, que já estão encomendadas. “Temos que ser sensíveis às pessoas que necessitam e fazer o nosso trabalho enquanto gestores, que é atender a nossa população.  Agradeço especialmente a dedicação da equipe da secretaria de Saúde,  por atenderem com a urgência necessária à família do Jhonatan”, disse o prefeito que recebeu a avó Marcilia Ramos e o avô, Adilson Bandeira dos Santos.

Mais cadeiras

Desde 2017, foram entregues 18 cadeiras de rodas adaptadas e sob medida de acordo com a patologia de cada paciente. As entregas atendem uma demanda do público adulto e crianças com deficiências do município. Para esse ano,  já  estão planejadas a entrega de mais três cadeiras que faltam.
Além do prefeito, estavam presentes na entrega o secretário de Saúde, Leandro Zanetti, e a assistente social da secretaria de Saúde, Gabriela Bandeira.

Recentes

Prefeitura inaugura o Centro Municipal de Profissionalização Norival Bernardi

Equipamento visa reforçar o acesso à formação profissional onde vai oferecer cursos de Tecnologia da Informação (TI), costura, beleza, cozinha industrial e mais duas salas para outros cursos, tanto comercial quanto industrial.